Golpe do WhatsApp utiliza FOTO de usuário para tirar dinheiro de conhecidos; entenda!

Um golpe recorrente no WhatsApp utiliza as fotos de um usuário para extorquir outros. Entenda.

O WhatsApp é, atualmente, o mensageiro mais utilizado pela população brasileira quando o assunto é manter contato com amigos, familiares, emprego e estudos. Por essa razão, o app recebe diversas tentativas de golpe diariamente, incluindo um dos mais populares, que visa utilizar a foto de alguém para fisgar inocentes.

Caso você tenha ficado curioso com essa artimanha e quer saber um pouco mais sobre o golpe, continue acompanhando a matéria e veja quais as melhores formas de se precaver para não acabar sendo vítima.

Um golpe do WhatsApp utiliza as fotos de um usuário para arrancar dinheiro de seus conhecidos. Saiba como se precaver dessa situação!
Um golpe do WhatsApp utiliza as fotos de um usuário para arrancar dinheiro de seus conhecidos. Saiba como se precaver dessa situação! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda o golpe da foto do WhatsApp

A princípio, não é de hoje que criminosos utilizam o WhatsApp para aplicar golpes em vítimas quando elas estão vulneráveis. Um destes consiste em utilizar a foto de perfil de um usuário específico para entrar em contato com seus amigos e familiares solicitando dinheiro emergencial.

Normalmente, para disfarçar que a imagem está sendo utilizada em outra conta, eles informam que o celular antigo está na manutenção. Com isso, pedem favores em troca de dinheiro, oferecendo devolver a quantia posteriormente. Acontece que, quando a vítima envia as quantias acreditando estar ajudando o conhecido, ela é bloqueada e os golpistas tentam enrolar mais pessoas.

Veja também: Seu celular fica sem memória com frequência? Veja como AUTOMATIZAR a limpeza das conversas no WhatsApp

Como se proteger desse golpe no WhatsApp?

Ademais, é totalmente possível se proteger de um golpe desses, uma vez que o criminoso só precisa de sua foto para poder extorquir quem quiser. Confira abaixo algumas dicas para escapar desse problema.

Mantenha sua privacidade

Primeiramente, uma dica que pode ajudar bastante é manter seu perfil em qualquer rede social privado, o que vai impedir que os criminosos tenham acesso tanto às suas fotos quanto aos seus contatos.

Algo que você pode fazer também é privar sua foto de perfil no WhatsApp, deixando-a disponível somente para quem você tem salvo nos seus contatos. Para isso, você só precisa entrar em “Configurações”, logo depois em “Privacidade”, clicar em “Foto de perfil” e escolher “Somente meus contatos”.

Desconfie de quem te pede dinheiro do nada

Em seguida, sempre que alguém chegar te pedindo dinheiro emprestado, especialmente pessoas que normalmente não fazem isso, desconfie dessa conta.

Algumas precauções que você pode tomar são entrar em contato com a pessoa pessoalmente, através de outras redes sociais ou tentar ligar em chamada de vídeo para saber se é realmente ela quem está solicitando a ajuda. A partir disso, se for realmente verdade, você pode decidir ajudar ou não.

Atente-se a pequenos detalhes

Por fim, é importante ficar atento a alguns detalhes pequenos que indicam a fraude, como:

  1. Receber a solicitação de um número diferente do que a pessoa normalmente usa;
  2. Perceber se a pessoa do outro lado digita e fala igual à pessoa que você conhece;
  3. Entender o tipo de vínculo e intimidade que vocês têm e se ele justifica o pedido.

Veja também: Lista reúne quase 50 celulares que PERDERÃO o acesso ao WhatsApp nos próximos meses