Cuidado! GOLPE DO ANIVERSÁRIO envia presente falso para roubar as vítimas

Os criminosos se passam por grandes marcas para entregar um suposto presente. Eles cobram uma taxa pela entrega e as vítimas perdem muito dinheiro.

Ganhar presente é algo que praticamente todas as pessoas gostam, a sensação de ser presenteado vai além do item que se ganha, está muito mais relacionada com o fato do outro lembrar e pensar em você. A nossa cultura estabeleceu algumas datas em que se costuma presentear determinadas pessoas que possuem papel importante na nossa vida, por isso que o golpe do aniversário pega muita gente de surpresa.

Celebrar a data em que um amigo, parente ou namorado nasceu é algo especial, que comumente é marcado por uma comemoração. O ato de dar presente torna tudo ainda mais simbólico. Os golpistas se aproveitam justamente deste momento de maior emoção para pegar as vítimas desprevenidas, afinal não esperamos que um presente possa nos fazer mal.

Até mesmo um simples chocolate pode representar um enorme risco, com uma vítima que relatou ter perdido R$ 8 mil e só percebeu depois. Os criminosos fazem tudo de forma que a pessoa acredita que eles são apenas os entregadores, que estão ali para deixar o presente, mas na verdade isto é apenas o pretexto para roubarem o dinheiro das vítimas.

Cuidado! GOLPE DO ANIVERSÁRIO envia presente falso para roubar as vítimas
Os golpistas se passam por entregadores de grandes marcas. Foto: divulgação

Como funciona o golpe do aniversário?

Saber a data de aniversário de alguém se tornou algo mais simples e fácil pelo fato das nossas informações estarem disponíveis nas redes sociais. Em alguns casos, é possível que pessoas desconhecidas descubram este dado sem nenhuma dificuldade. A partir de então os golpistas escolhem a vítima e enviam um presente como isca para o golpe do aniversário.

O criminoso, então, liga para o aniversariante e diz que tem um presente para entregar. Em geral, ele diz que é uma cesta de chocolate de grandes marcas como Cacau Show e Nestlé, para que a pessoa acredite que é verdade. Ele se passa por um entregador e chega a dizer que já tentou realizar a entrega, mas que não conseguiu ou por erro no endereço ou porque não havia ninguém na casa para receber o objeto.

A vítima passa as informações para receber a entrega. É nesse momento que o criminoso diz que devido a grande quantidade de tentativas sem sucesso, é preciso pagar uma taxa pela entrega. O pagamento só pode ser feito com o cartão de crédito, o entregador diz que não aceita dinheiro.

Acontece de passar o cartão uma vez, duas vezes e até três vezes na maquininha sem sucesso. O entregador diz que a maquininha estaria com problema e que vai resolver com a loja, indo embora. Sendo que na verdade o pagamento foi sim autorizado, uma das vítimas relatou que o golpista passou cerca de R$ 8 mil no cartão sem que ela percebesse.

Veja também: Novo GOLPE do INSS: cuidado para não se tornar uma vítima

Veja as dicas para identificar o presente falso

Para evitar cair no golpe do aniversário, algumas dicas permitem identificar que se trata de um presente falso, confira:

  • Nunca aceite presentes ou brindes inesperados, que você não saiba quem enviou ou o motivo da entrega;
  • Não passe seus dados pessoais em links de supostas campanhas e ações promocionais;
  • Sempre que for passar o cartão, não entregue para outra pessoa;
  • Fique atento ao valor da transação antes de aproximar ou inserir a senha;
  • Não faça pagamento em maquininhas que estejam com o visor danificado.

Veja também: VITÓRIA no Brasil: golpes via PIX vão acabar? Conheça a nova tecnologia!