Caí em golpe: tenho direito à indenização?

Entenda como proceder em situações do tipo

Inflação e desemprego em alta, bem como a crise econômica no país já são coisas suficientes para nos deixarem mal. Mas ser alvo de golpistas só pode piorar ainda a situação. E o que fazer diante de uma situação dessas? Será que é possível receber indenização por um golpe?

Na maioria das vezes, não. Mas essa é a resposta definitiva? Também não. Mas então é possível receber indenização após ter sofrido um golpe? Em determinados casos, sim. Vamos entender, a partir daqui, como agir nesses casos e o que é possível fazer.

Caí em golpe: tenho direito à indenização?
Cair em golpe garante indenização? Entenda! (Foto: divulgação)

Como receber indenização após sofrer um golpe?

Na maioria dos casos é o cidadão quem passa a própria senha ou um dado pessoal para o golpista. Nesse tipo de golpe, lamentamos dizer, mas não há o que fazer, ou seja, não há indenização pelo prejuízo. A única forma de conseguir ser restituído é se ficar comprovado que a culpa foi da empresa.

No entanto, na semana passada, um caso de golpe repercutiu bastante na mídia. Uma pessoa da cidade de Maringá, no Paraná, processou a Caixa Econômica Federal para tentar ganhar uma indenização por danos morais após ter sofrido um golpe. De acordo com ele, um suposto agente do banco fez uma visita a ele. Achando estar diante de um funcionário da instituição, ele entregou o seu cartão e suas senhas, sofrendo um grande prejuízo, pois o suposto empregado da Caixa era, na verdade, um golpista.

Na ação judicial, o requerente alegou que a responsável por repassar os seus dados pessoais, como, por exemplo, o endereço dele teria sido a Caixa Econômica Federal. No entanto, o pedido foi negado pela 1ª Vara Federal do município de Maringá. De acordo com a sentença do juiz federal José Jácomo Gimenes, não há como comprovar que a Caixa Econômica Federal foi responsável pelo golpe sofrido pelo cliente.

Veja também: Desejos finais de rainha Elizabeth II foram REVELADOS; muitos estão chocados

Cuidado com os golpes

Em tempos de inúmeros aplicativos diferentes, as tentativas de golpes acontecem com muita frequência. Todos os que utilizam o celular, por exemplo, com apps de bancos e conversa, sofrem riscos de serem alvos de golpistas. Então, como nem sempre a Justiça vai dar direito a indenização por um golpe sofrido, é necessário ter muito cuidado.

Por isso, siga algumas dicas importantes para se manter precavido. Uma delas é evitar clicar em qualquer link enviado pela internet. Principalmente se for de alguém que você não conheça. Mas mesmo sendo de uma pessoa de confiança, é preciso se precaver. Isso porque o seu próprio amigo pode estar com vírus ou ter tido o celular clonado. Ou seja, pode ser um golpe.

Além disso, tente combinar uma senha com as pessoas da sua família e seus amigos. Por exemplo: se alguém de sua confiança precisar de dinheiro e pedir uma transferência, peça para ela dizer qual é a senha combinada entre vocês informalmente. Essa é uma resposta que os golpistas não terão.

Veja também: Seu celular pode estar sendo rastreado e você não sabe; utilize ESTA ferramenta para descobrir