Golpe da CNH: veja como se proteger

Interessado em conseguir a CNH devem ficar atentos com os golpes.

Atualmente, ouvimos cada dia mais falar sobre diversos tipos de golpe em que as pessoas acabam caindo. Dessa maneira, é sempre importante conhecer as novas formas que os criminosos estão utilizando para conseguir dinheiro. 

Agora, o ramo atingido têm sido as autoescolas. Algumas pessoas estão tendo problemas ao fazer matrículas em locais que prometem a formação para condutores, mas que na realidade são fraudes. 

Golpe da CNH: veja como se proteger
Entenda como funciona o golpe: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Golpe na CNH 

Recentemente, uma dona de casa acabou caindo em um golpe no momento de tentar tirar sua habilitação. Ela conheceu uma pessoa que disse trabalhar em uma autoescola que iria oferecer a habilitação sem que houvesse a necessidade da moça comparecer nas aulas nem nas duas provas realizadas. 

De acordo com a vítima, o processo ocorreu depois que ela buscou na internet informações sobre preços para a carteira A e B e encontrou uma empresa na internet. Ela enviou mensagem ao telefone disponível que surgiu a busca. 

A suposta empresa mandou um áudio dizendo que todo o processo ocorreria sem nenhuma burocracia e também sem a necessidade de comparecer em nenhuma aula ou prova. Ainda diziam que o documento era original e emitido pelo Detran da cidade, possuindo até Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). A vítima comentou que achou estranho a proposta apresentada. 

De acordo com Harlen da Silva, diretor do Departamento Estadual de Transito do Espirito Santos (Detran-ES), é impossível que o órgão faça a emissão de um documento nessas condições que o golpista ofereceu. 

Ele ainda diz que é completamente ilegal a prática de adquirir uma Carteira sem que seja realmente aprovado nas provas e tenha passado pelas aulas. Infelizmente, existe uma grande parcela da população que acaba caindo nesse tipo de golpe por buscar maneiras ilegais de conseguir a formação. 

Saiba mais:Lista reúne 14 MULTAS de trânsito que podem suspender sua CNH de forma imediata

Valores solicitados

O número de telefone no qual a vítima entrou em contato era de São Paulo. Assim, a dona de casa percebeu no momento que poderia ser um golpe, mas mesmo assim continuou a conversa. 

A atendente da empresa comentou que a habilitação para as categorias A e B custam R$ 1,6 mil. Para conseguir a suposta CNH a pessoa deveria enviar cópias do CPF e RG além de uma folha em branco contendo sua assinatura. 

A mola não aceitou o pedido, uma vez que reconheceu o perigo do que poderia ser feito com sua assinatura. Dessa maneira, foi enviado um contrato com informações contraditórias, uma vez que a “autoescola” possuía endereço em Campinas (SP) mas usava um número de registro do interior do Pará. 

Em suma, vale lembrar que para evitar cair nesse tipo de golpe, é necessário sempre buscar por informações oficiais no próprio site do Detran. A plataforma de cada região mostra todas as autoescolas que estão aptas a oferecer a formação.

Veja também: Detran anuncia que poderá SUSPENDER a CNH de quase 170 mil motoristas; entenda!