Mais um golpe na praça: saiba como estão desviando PIX pelo celular

Confira o que você deve fazer para se proteger desse novo tipo de golpe de PIX pelo smartphone

Hoje em dia todo o cuidado é pouco para não acabar sofrendo um grande impacto financeiro com golpistas de diferentes tipos. Recentemente, por exemplo, foi divulgada mais uma fraude que está chamando a atenção. 

Confira exatamente como golpistas estão desviando PIX pelo celular. Saiba como você pode se proteger da melhor forma para garantir que não vai sofrer com esse tipo de ação que segue afetando milhares de brasileiros. É hora de tomar cuidado para não ter uma verdadeira surpresa no seu bolso nos próximos dias!

Golpe PIX
Saiba como se proteger contra os golpes do desvio do PIX (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Novo golpe desvia dinheiro do PIX por celular

Não bastassem as fraudes que já estão circulando por aí, agora é necessário ficar atento para mais um tipo de crime. 

Aumentou muito nas últimas semanas um novo tipo de golpe que desvia dinheiro por PIX usando o celular dos clientes. Isso já aconteceu com pelo menos 6,3 mil pessoas em 2023, de acordo com dados da Kaspersky, empresa de segurança na web. 

A preocupação aumentou muito em relação a esse tipo de problema já que os golpistas estão usando o famoso sistema ATS. Em inglês, o Automated Transfer System, simplesmente automatiza transferências de uma conta para outra. 

E isso é feito quando alguém é infectado com um vírus também conhecido: o popular cavalo de Troia (trojan). 

Veja também: Golpe dos falsos entregadores tem feito muitas VÍTIMAS: descubra como funciona e aprenda a evitar

Como funciona o novo golpe de desvio de PIX?

De acordo com pesquisas especializadas, esse é o segundo tipo de golpe que mais está fazendo vítimas na América Latina. Isto é, o potencil para pegar ainda mais brasileiros é muito grande. 

Mas então como funciona o golpe de desvio de PIX pelo celular? Os criminosos criam mensagens falsas (muito parecidas com as originais) e enviam links ou aplicativos infectados. 

Ao clicar em um link ou baixar um app, o cliente acaba infectado quase automaticamente com um vírus. É ele que é capaz de fazer transferências de valor via PIX aproveitando os dados do cliente. 

Contudo, é importante lembrar que esse tipo de trojan pode estar presente também em diferentes tipos de aplicativos. 

Ou seja, se alguém prometer uma versão “Gold” do WhatsApp, por exemplo, desconfie. Qualquer tipo de imitação ou app “espião” pode também trazer essa dor de cabeça para você. 

Como se proteger dos golpes de desvio de PIX

Por fim, é importante lembrar que esse tipo de vírus geralmente surge com uma mensagem sobre necessidade de “atualização”. Contudo, não há nada para atualizar: é nesse momento que o cavalo de Troia se instala. 

Por isso, o primeiro passo para manter-se protegido é justamente não baixar ou instalar qualquer app suspeito. Caso baixe ou clique sem querer, nunca confirme nenhum tipo de atualização ou instalação. 

Outra dica para se proteger do golpe que desvia PIX: não aceitar permissão de acessibilidade no seu celular de apps suspeitos. Principalmente para aparelhos Android, esse é o momento em que o vírus “entra”. 

Ou seja, baixe apenas aplicativos nas lojas oficiais e evites ‘apks’ ou sites e mensagens suspeitas. 

Veja também: Veja quais são os PRINCIPAIS GOLPES aplicados a brasileiros e PREVINA-SE