Gabarito OFICIAL do Enem 2020: É possível CALCULAR a NOTA FINAL com BASE no NÚMERO de ACERTOS?

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Gabarito OFICIAL do Enem 2020: Entenda como funciona o acesso ao gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio e saiba como funcionam os cálculos aproximados! 

Ótima notícia para milhões de estudantes de todo o Brasil: saiu o gabarito oficial do Enem 2020! O Ministério da Educação (MEC) divulgou todas as respostas certas de acordo com as cores dos cadernos usados nos últimos dois fins de semana. 

Quem fez a prova poderá verificar quantas questões acertou e ter uma ideia aproximada do seu desempenho. Confira os gabaritos e saiba também como funciona a avaliação do principal exame do país para quem quer entrar em uma universidade em 2021. 

Gabarito OFICIAL do Enem 2020
Imagem: Cadu Rolim / Agência O Globo

Gabarito Oficial Enem 2020 Inep

E aí, já conferiu o gabarito oficial do Enem 2020 Inep? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela organização da prova, divulgou todas as respostas corretas das provas. 

É importante lembrar que estamos falando da primeira modalidade do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, da versão impressa. As provas aconteceram nos fins de semana dos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. 

Outra ótima novidade é que o documento está completo: ou seja, estão disponíveis as respostas do primeiro dia de provas e também o gabarito Enem 2020 do segundo dia.

Todos Gabaritos Oficiais Enem 2020

Para facilitar o seu acesso, vamos trazer a seguir todos os gabaritos oficiais do Enem 2020. As questões estão separadas de acordo com a cor da prova que você fez – já que cada participante faz uma prova de cada cor específica (com ordens de questões diferentes). 

Confira a seguir como ficaram as 90 questões de cada exame:

  • Gabarito Enem 2020 1º dia:

Gabarito OFICIAL do Enem 2020

  • Gabarito Enem 2020 2º dia:

Gabarito Enem 2020 2º dia

Também é importante lembrar que foram divulgadas as questões anuladas do Enem 2020. Foram um total de duas nessa edição, sendo elas:

  • Para quem fez prova amarela: questão 114 em ciências da natureza e 141 em matemática;
  • Quem fez prova azul: questão 135 em ciências da natureza e 157 em matemática;
  • Quem fez prova cinza: questão 129 em ciências da natureza e 156 em matemática.
  • Prova rosa: 143 em matemática e questão 94 em ciências da natureza.

Confira quais questões foram anuladas do Enem:

Questão anulada Enem

Questão anulada Enem 2021

Calcular Nota Enem 2020

Por fim, já é possível calcular a nota do Enem 2020? Como muitos ainda não sabem, a correção da prova é feita a partir da Teoria Resposta Item (TRI) que é um cálculo específico feito de acordo com as questões. 

E como é feito o cálculo das notas do Enem? Ao usar o TRI, o sistema verifica se as respostas dos alunos fazem sentido. Isso é feito da seguinte forma: são comparadas as respostas que você deu em questões consideradas fáceis, médias ou difíceis. 

A maior nota não é dada para quem acertar mais questões difíceis, por exemplo, mas sim para quem teve uma prova mais “coerente”. Ou seja, se você acertou as questões fáceis, foi bem nas questões médias e errou muitas difíceis, sua nota será melhor do que aqueles que chutaram e acertaram algumas difíceis e erraram todas as fáceis. 

Justamente por isso é difícil calcular a nota do Enem com o número de acertos. Calculando por cima, especialistas dizem que uma nota “segura” é acertar 25 questões em cada área do exame para obter uma pontuação média de 600 pontos. 

Lembrando: esse NÃO É um cálculo exato e você deve levar em consideração as médias dos vestibulares que pretende fazer. Você deve aguardar as divulgações oficiais do próprio MEC. E quando vai sair o resultado oficial do Enem 2020? No dia 29 de março! Fique ligado. 

MUDANÇAS nas SELEÇÕES do Prouni, Fies e Sisu!

 

Leia Também