Fundo de Garantia vai liberar novo lote de pagamento em pouquíssimos dias

O Fundo de Garantia faz repasses importantes para os trabalhadores em situações específicas. Para saber se está apto, é bom ficar de olho na modalidade que vai sacar.

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) representa uma oportunidade valiosa para milhões de brasileiros que optaram por uma certa modalidade, permitindo o resgate anual de uma parte do saldo disponível em suas contas vinculadas à Caixa Econômica Federal.

Com a liberação de mais um lote em poucos dias, é essencial que os cotistas fiquem atentos ao calendário e às regras para aproveitar essa chance. Portanto, veja se você tem direito!

Em breve, milhares de brasileiros poderão ter acesso ao pagamento do Fundo de Garantia. Veja quem vai receber!
Em breve, milhares de brasileiros poderão ter acesso ao pagamento do Fundo de Garantia. Veja quem vai receber! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda a liberação do Fundo de Garantia

Desde 2020, os trabalhadores podem optar pelo saque-aniversário, uma modalidade do Fundo de Garantia que difere do saque-rescisão.

Ao escolher essa modalidade, o trabalhador abre mão de sacar o montante total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, mas ganha o direito de retirar anualmente uma fração do saldo, mais uma parcela adicional que pode chegar a R$ 2.900, dependendo do valor em conta.

Regras e procedimentos

  • Porcentagem de saque: primeiramente, o percentual disponível para saque varia de 5% a 50%, baseado no saldo da conta;
  • Parcela fixa: além do percentual, é possível receber um valor adicional, com o máximo estipulado em R$ 2.900;
  • Prazo para saque: após a disponibilização dos fundos, o cotista tem três meses para efetuar o saque.

Calendário de saques

O calendário segue o mês de aniversário do trabalhador, estendendo-se por três meses. Por exemplo, os nascidos em fevereiro podem realizar o saque até o final de abril.

Além disso, pessoas que optaram por ele em março podem sacar até o último dia de maio, todos os anos, por exemplo. Por essa razão, é fundamental estar atento às datas para não perder a oportunidade.

Como aderir à modalidade do Fundo de Garantia

Para os interessados em optar pelo saque-aniversário ou verificar a elegibilidade, é possível fazê-lo através do aplicativo do FGTS (Android: https://bityli.com/InMQC ou iOS: https://bityli.com/giWTE) ou diretamente nas agências da Caixa. A adesão é um processo simples que pode proporcionar um alívio financeiro anual.

Veja mais temas: 10 SITES para GANHAR DINHEIRO na INTERNET: É possível ganhar até U$ 450 dólares por mês?

Fique de olho na oportunidade!

O saque-aniversário do FGTS é uma alternativa que oferece flexibilidade financeira para os trabalhadores, permitindo o acesso a recursos que podem ser utilizados conforme a necessidade de cada um.

No entanto, é crucial compreender as regras e as consequências da escolha dessa modalidade, especialmente a impossibilidade de saque total em caso de demissão sem justa causa. Mantenha-se informado e faça escolhas conscientes em relação ao seu Fundo de Garantia.

Outras modalidades do Fundo de Garantia

Por fim, o FGTS oferece diferentes modalidades de saque, além do conhecido saque-aniversário, para atender às diversas necessidades dos trabalhadores.

Saque-rescisão

  • Quando aplicável: esta é a modalidade tradicional, onde o trabalhador pode sacar o total de seu FGTS em caso de demissão sem justa causa. Além do saldo, recebe a multa rescisória de 40%.

Motivo de doença

  • Condições de saque: trabalhadores ou dependentes com doenças graves, como câncer ou HIV, ou em estágio terminal de qualquer doença, têm direito ao saque integral do fundo.

Saque para aquisição de moradia

  • Realizando sonhos: o FGTS pode ser utilizado para compra, construção, amortização ou liquidação de dívida de financiamento habitacional, facilitando o acesso à casa própria.

Saque para aposentadoria

  • Apoio na terceira idade: Ao se aposentar, o trabalhador tem direito ao saque total do seu FGTS, oferecendo um suporte financeiro adicional nessa nova fase da vida.

Cada modalidade tem regras específicas e condições para o saque. É importante que os trabalhadores se informem sobre seus direitos e planejem o melhor uso para seu FGTS, de acordo com suas necessidades e objetivos de vida.

Confira outros: Precisando de dinheiro na conta? Veja como adicionar SALDO usando o limite do cartão de crédito do Nubank!