8 funções de segurança para BLINDAR o seu WhatsApp contra golpes

Aplicativo mensageiro da empresa Meta possui vários recursos para mais privacidade e segurança no cotidiano dos usuários

O WhatsApp é o aplicativo mensageiro mais famoso para os smartphones. Ele possibilita ter contato com familiares e amigos, mas ainda é essencial garantir a privacidade e sua segurança digital, principalmente quando conversamos com desconhecidos. Para isso, há vários métodos que você pode utilizar no aplicativo, a exemplo de esconder sua foto, status e recado.

Você pode realizar tais ações diante daqueles que não pertencem a sua agenda de contatos. Ademais, ainda é possível proteger chats através de senha, ativar autenticação de fator duplo e utilizar mensagens com um tempo limite para conversas delicadas. Dessa maneira, veremos oito funções que você pode utilizar para manter seu perfil no WhatsApp mais seguro.

8 funções de segurança para BLINDAR o seu WhatsApp contra golpes
Funções para proteger o WhatsApp! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Coleta de dados

Conforme a política de privacidade do mensageiro, o app coleta diversas informações dos usuários. Algumas delas são dados de registro como número de celular, informações de conta e de contato. O aplicativo ainda obtém informações técnicas, como as de conexão, sobre os navegadores, informações da rede celular e IP. Além disso, o app também coleta informações de uso, isto é, a maneira como você utiliza o mensageiro, interações com demais internautas e informações sobre status. Por fim, o WhatsApp ainda retém suas informações sobre pagamento.

O aplicativo da Meta também pode coletar dados de demais fontes, ou seja, de outras empresas da Meta e parceiros. Tais informações podem ser utilizadas para o fornecimento e melhoramento de serviços da plataforma, bem como personalização de experiência e publicidade com personalização. A empresa Meta ainda afirma que a retenção desses dados ocorre por um tempo preciso para fornecer os serviços do app, e pelo período que as leis e regulamentações específicas exigem.

Saiba mais: ALERTA: novo vírus PERIGOSÍSSIMO está sendo espalhado pelo WhatsApp, veja como NÃO se tornar um vítima

Funções de segurança

Dito tudo isso, veremos as opções de segurança presentes no aplicativo para aumentar sua segurança e privacidade.

A primeira função diz respeito à ocultação de foto, status e recado. Assim, aqueles que não são seus contatos não poderão ver tais informações.

Para isso, basta abrir o app e tocar no botão de três pontos, presente no canto superior direito. Logo após, vá em Configurações e em Conta. Depois, clique em Privacidade e escolha as opções de Foto do perfil, status ou recado, bastando escolher quem poderá ver estes dados, seja todos, meus contatos ou ninguém.

A segunda função diz respeito à proteção de conversas da plataforma. Basta ir em uma conversa, tocar no nome do contato e ir até a Proteção por senha, bastando habilitar o desbloqueio por senha.

Em terceiro lugar, você pode colocar senha no WhatsApp através da opção de Conta, Privacidade e Bloqueio de tela.

Já para retirar o online de seu perfil, basta ir em Privacidade também, clicando em Visto por último e online e selecionando a opção de Ninguém.

Enquanto isso, a autenticação em dois fatores pode ser encontrada na opção de Conta e em Confirmação em duas etapas, na qual basta inserir um PIN de seis números.

Já as mensagens temporárias podem ser ativadas clicando na conversa que deseja enviar tais tipos de mensagens. Assim, é só rolar para baixo até encontrar Mensagens temporárias, bastando ativá-las com uma duração para que sejam excluídas.

Veja também: Novidade no WhatsApp vai mexer com seu nome no aplicativo; entenda!

Conclusão

Por fim, também é possível enviar fotos de visualização única e realizar backups. As fotos únicas necessitam de apenas um clique no ícone de número 1 quando for enviar um vídeo ou foto para alguém. Por outro lado, os backups garantem que você não irá perder informações importantes dentro do aplicativo, como fotos e mensagens antigas.

Saiba mais: Funções OCULTAS do WhatsApp: você vai se SURPREENDER!