Fui mal na Prova do Enem, e agora?

Fui mal na Prova do Enem, e agora?

Confira o que fazer caso você não tenha garantido um bom desempenho no Exame do Ensino Médio!

Antes de qualquer coisa, você deve saber que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está passando por mudanças. A nova administração do Ministério da Educação (MEC) prevê um exame mais ‘técnico’ nos próximos anos. 

Quem fez a prova nesta edição já conseguiu perceber isso na prática. Especialistas e professores disseram que o exame foi mais conteudista e diferente de outras edições. Isso dificultou a vida de muitos estudantes que não esperavam esse perfil de prova. 

“Mas então, se eu fui mal no Enem, e agora?” Muita calma! Vamos trazer mais informações para quem participou do exame e acha que não conseguiu um bom desempenho. Confira e saiba o que fazer!

Fui mal na Prova do Enem, e agora?
Foto: Divulgação

Fui Mal na Prova do Enem 

Muitas pessoas, depois da aplicação do exame, ficam se perguntando o que fazer: fui mal na prova do Enem, e agora o que posso fazer? Essa está sendo uma questão comum principalmente nessa última edição da prova. 

Em 2019 o Exame Nacional do Ensino Médio teve um perfil um pouco diferentes das últimas edições. De acordo com especialistas e professores que corrigem a prova todos os anos, essas provas foram mais “conteudistas”. 

Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que nos últimos anos, o exame contava com questões mais interpretativas, ou seja, que não eram tão técnicas ou pontuais. A partir deste ano, com a nova administração do Ministério da Educação, a ideia é que os conteúdos bem específicos apareçam. 

Com isso o número de pessoas que chutaram no Enem aumentou muito, principalmente nas provas de ciências exatas. Muitos candidatos reclamaram dos exames de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, principalmente. 

O que fazer se fui mal no Enem

Mas então quem não teve um bom resultado do Enem, deve fazer o quê? Muitas pessoas acham que é necessário aguardar até o próximo ano para conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior. 

Mas não é bem assim: existem algumas opções para entrar na universidade em 2020. Quem não conseguiu um bom desempenho poderá contar com alguns programas e ações que oferecem chances. 

É o caso, por exemplo, do Quero Bolsa. Esse site oferece durante todo o ano oportunidades com bolsas de estudo para ensino superior. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter alcançado ótimas notas no Enem. 

A maioria das vagas exige apenas que os candidatos tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio. Para saber mais, acesse o site:

https://querobolsa.com.br/

 

Leia Também