França busca brasileiros para estudar no país: veja como se inscrever na SELEÇÃO

Um programa na França está com processo seletivo aberto para bolsas de estudo para quem quer estudar no país. Veja como se candidatar!

Brasileiros podem estudar de graça na França – O Campus France abriu as inscrições para brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que queiram curar a graduação ou pós-graduação na França durante o ano letivo de 2023-2024. A candidatura é feita por meio da plataforma online Études en France, que permite a indicação de vários cursos de formação em um único documento.

França busca brasileiros para estudar no país: veja como se inscrever na SELEÇÃO
Brasileiros que tiverem interesse podem estudar na França ou em universidades americanas de modo 100% gratuito. Crédito: Unsplash / Divulgação

Brasileiros podem estudar na França com bolsa

Além do cadastro virtual, os candidatos podem comparecer pessoalmente às feiras para tentar encontrar alguma oportunidades. É possível entender mais detalhes sobre a iniciativa e as próximas datas no Instagram do Campus France – https://www.instagram.com/campusfrancebrasil/?hl=pt

É possível começar o curso do zero ou fazer uma espécie de transferência. Aqueles que já estudam no Brasil podem usar seus créditos escolares para concluir uma graduação na França no segundo ou terceiro ano da Licence (a graduação francesa). Além disso, aqueles que já são formados podem ingressar em um Master ou uma pós-graduação.

Os cursos disponíveis são: Graduação (ou Licence, em francês); ingresso no 1º, 2º ou 3º ano da graduação; pós-graduação (Master, em francês); ingresso no 1º ou 2º ano do Master; Diplomas Universitários de Tecnologia (DUT); e formação de 2 anos do nível tecnólogo.

Para fazer o cadastro, você deve seguir as seguintes etapas:

– Escolher o tipo da formação;

– Escolher a universidade que deseja estudar e organizar os documentos exigidos;

– Fazer testes oficiais na Língua Francesa.

Em caso de dúvidas, acesse o site do Campus France Brasil, disponível em https://www.bresil.campusfrance.org. Além da inscrição, o portal possui guias para candidatos com informações sobre o processo, incluindo suas responsabilidades, calendário de campanha, lista de documentos necessários e comunicações.

Veja também: Cursos grátis de Harvard: são mais de 100 opções com certificado, estude sem sair de casa

Harvard também oferece cursos gratuitos

Uma das universidades de maior prestígio do mundo, Harvard está oferecendo cursos gratuitos. Se você sonha em estudar em Harvard, está é uma boa oportunidade e pode ser a melhor.

Você não precisa sair de casa para participar. A Harvard University em Cambridge (EUA), uma das mais antigas de todos os Estados Unidos, está com vagas abertas em mais de 100 cursos online e gratuitos, que dão ao candidato um certificado após a conclusão.

A maioria dos cursos é ministrada em inglês, mas alguns trazem a facilidade de contar com legendas em português. Além disso, embora o curso seja gratuito, um certificado de curso será emitido mediante o pagamento de uma taxa, caso o aluno escolha esta opção. São mais de 100 opções divididas em 11 áreas, veja:

  • Artes e Design;
  • Ciência da Computação;
  • Negócios e Gestão;
  • Ciência de Dados;
  • Ciências Sociais;
  • Ciência e Engenharia;
  • Desenvolvimento Educacional e Organizacional;
  • Matemática e Análise de Dados;
  • Humanidades;
  • Medicina e Saúde Pública;
  • Programação.

Para se inscrever em um curso online gratuito da Harvard University, registre-se através da plataforma HarvardX (edx.org/school/harvardx), selecione o curso e insira os dados necessários para começar a acessar as aulas.

Não perca a oportunidade de ter em seu currículo nomes de peso. Afinal, a vivência e a convivência em diferentes países pode fazer uma grande diferença na hora de conseguir um bom emprego. Fique atento às oportunidades!

Veja também: Programa de capacitação profissional: jovens de baixa renda podem se INSCREVER gratuitamente