Formas de tirar 2º via de documentos como RG, CPF e certidão de nascimento de graça; quem tem direito?

Saiba mais lendo a matéria; veja.

Alguns documentos são essenciais na nossa vida. O primeiro deles é feito no momento em que um novo cidadão vem ao mundo, a Certidão de Nascimento. Depois de alguns anos de vida, já é possível emitir o Registro Geral da criança, ou como é mais conhecido, o RG. Já o CPF é emitido um pouco mais adiante, para abrir contas, fazer matrículas ou se candidatar a provas e concursos. 

Como sabemos o RG é um dos principais documentos do cidadão brasileiro. Quando vamos fazer alguma inscrição, realizar uma viagem ou mesmo entrar em determinados lugares, o Registro Geral é pedido. Através dele é possível identificar oficialmente uma pessoa sabendo seu nome completo, data de nascimento, nome dos pais e cidade natal. 

O mesmo ocorre com o Cadastro de Pessoa Física, ou CPF que possui um número com 11 dígitos capaz de identificar os contribuintes do famoso Imposto de Renda. A realidade é que mesmo conhecendo a importância dos dois documentos, em alguns momentos podemos acabar perdendo algum deles. Nesse caso é essencial que se consiga uma segunda via. 

Formas de tirar 2º via de documentos como RG, CPF e certidão de nascimento de graça; quem tem direito / Imagem: Divulgação.

Como tirar a segunda via do RG e CPF?

Para conseguir tirar uma nova cópia do seu RG é preciso se dirigir ao Poupatempo, à Secretaria de Segurança Pública ou a um posto da Polícia Civil. É possível solicitar sua segunda via em qualquer um desses estabelecimentos. Em casos de furto ou roubo é possível emitir um boletim de ocorrência. Isso garante que a emissão saia de graça. Para homens maiores de 65 anos e mulheres maiores de 60 também não há necessidade de pagar a taxa. 

Já no caso de perda ou furto do CPF os passos são um pouco diferentes. É necessário entrar no site da Receita Federal e preencher os dados pedidos de forma correta. Em seguida um comprovante será emitido. A nova via do seu documento poderá ser recebida no seu próprio endereço ou mesmo retirada no cartório. 

Veja também: Brasileiros terão que pagar pelo novo RG obrigatório? Confira todas as informações sobre o documento!

Como emitir segunda via da Certidão de Nascimento? 

Os casos de emissão de segunda via de Certidão de Nascimento não são tão comuns, porém são necessários em alguns casos. Muitas vezes por armazenamento incorreto ou mesmo em situação de incêndio ou outros acidentes com a casa a pessoa pode perder sua certidão. 

Entretanto, emitir a segunda via do documento não tem nenhuma dificuldade. Para isso, a pessoa deve se dirigir até algum cartório da região e fornecer toda a documentação necessária que é solicitada nesses casos. Após seguir esses passos, basta aguardar a emissão do documento. Em relação aos valores das taxas, essas são variáveis de acordo com o estado e a cidade do morador. 

Veja também: Você sabia que seu nome pode estar sujo? Descubra como consultar as pendências que estão no seu CPF de forma gratuita!