ATENÇÃO! Se você fizer ISSO na perícia do INSS, pode PERDER o seu benefício
Existem alguns fatores que devem ser evitados ao máximo durante a perícia médica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), isso porque eles podem colocar tudo a perder, de forma a levar o perito a negar o seu benefício.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se caracteriza enquanto uma autarquia do governo federal brasileiro que funciona junto ao Ministério do Trabalho e Previdência, que por sua vez é responsável por receber as contribuições mensais feitas pelos trabalhadores, isso para que o Regime Geral da Previdência Social possa continuar em pleno funcionamento.
A Previdência Social realiza os pagamentos dos benefícios do INSS que são oferecidos para os seus segurados, como é o caso do auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente, pensão por morte, aposentadorias, salário-maternidade e também os benefícios que estão descritos no núcleo das Atividades Exclusivas de Estado.
Além disso, alguns benefícios do INSS exigem que o segurado passe por uma perícia médica. No entanto, é necessário ter alguns cuidados durante este procedimento. Continue na matéria para conferir o que não deve ser feito no procedimento para evitar que a aprovação do benefício não seja concedida!

Como funciona a perícia médica do INSS?
A perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é feita quando o trabalhador apresenta ou desenvolve alguma doença que faz com que fique incapacitado para exercer as suas atividades profissionais. Dessa forma, essa é uma das principais etapas para aqueles que solicitam o benefício por incapacidade.
Durante a realização da perícia é verificado se o trabalhador se encontra de fato incapacitado para o trabalho ou não. Caso você tenha uma perícia agendada, independente se for para solicitar o benefício ou prorrogá-lo, é necessário ter alguns cuidados. Isso porque qualquer descuido pode fazer com que o seu benefício seja negado.
Antes de falar a respeito dos principais erros ao solicitar a perícia, é preciso destacar quais são os benefícios que precisam passare passar este procedimento:
- Auxílio-doença;
- Aposentadoria por invalidez;
- BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada).
Confira também: Todo cidadão é OBRIGADO a CONTRIBUIR para o INSS? Prepare-se para uma chocante resposta!
Erros comuns que são cometidos durante a perícia médica do INSS
Não levar os principais documentos
O erro mais comum na hora de realizar a perícia médica é esquecer de levar os principais documentos, como documento pessoal original com foto e os documentos médicos, como os relatórios, exames e prontuários atualizados.
Não falar o necessário
Vale ressaltar que a perícia do INSS não funciona como uma consulta médica. Dessa forma, é necessário que o segurado seja o mais objetivo possível, isso para que seja possível evitar o erro de não falar o que de fato é necessário. O foco, neste momento, é detalhar para o perito como a sua doença te incapacita para o trabalho.
Mentir durante a perícia
Esse erro deve ser evitado em qualquer hipótese. Isso porque, se você de fato possui uma doença que te incapacita de trabalhar e tem como comprovar isso por meio de documentação médica, não tem motivos para contar mentiras. Um único fato errado pode colocar tudo a perder. Assim, mesmo que você tenha o direito ao benefício, caso fale uma mentira, o perito pode desconfiar de tudo o que foi dito.
Saiba mais: Aposentados e pensionistas COMEMORAM anúncio de Lula sobre o INSS: novo AUMENTO vem por aí?