Fiquei doente trabalhando em casa, e agora?

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Fiquei doente trabalhando em casa, e agora? – Se você está em regime home office e fica doente? Confira o que fazer caso isso aconteça com você ou algum familiar

Com os números de mortes devido ao novo coronavírus chegando a 10 mil em todo o Brasil, muitas regiões vão ampliar o isolamento social. Por isso muitos vão continuar ou vão começar um regime de home office. Com isso, uma pergunta está surgindo com frequência por quem faz parte dessa forma de trabalho: se eu fiquei doente trabalhando em casa, o que eu faço

Essa ainda é uma novidade para muitas pessoas que não estão acostumadas a trabalhar dessa forma. Por isso é importante ficar ligado e saber quais são os melhores caminhos para quem passa por algum problema desse tipo. 

Confira tudo o que você precisa saber a seguir!

Fiquei doente trabalhando em casa, e agora?
Imagem: Divulgação

Doente Trabalhando em casa o que fazer

Então: o que fazer caso tenha ficado doente trabalhando em casa? Mesmo que você tome todos os cuidados, você ainda é um ser humano. Ou seja, é possível ter algum problema de saúde mesmo ficando o maior tempo possível em isolamento. 

Zap do Bem: Carteira Digital doa R$ 200 para famílias!

Mas é importante saber onde se situar, antes de mais nada. Como assim? Se você é um profissional que trabalha em regime CLT e possui benefícios como plano de saúde e médicos da empresa, a situação fica mais tranquila. 

Se o colaborador sentir que está com algum problema de saúde (que não sejam os sintomas do novo coronavírus) é possível procurar atendimento médico ligado à empresa (ou plano de saúde). O profissional de saúde deverá avaliar o caso e verificar se o trabalhador pode continuar ou se deve afastá-lo. 

Direitos do Trabalhador em Home Office

Mas e eu vou continuar tendo um plano de saúde? Quais são os direitos do trabalhador em Home office? É importante lembrar que esses casos também vão sempre variar conforme o acordo entre empregador e empregado. 

Se você está apenas trabalhando em casa, sem nenhuma modificação no seu contrato, tudo segue normal. Em geral, alguns empregadores estão apenas fazendo o corte de benefícios como o auxílio-transporte (já que não há mais esse gasto por parte do trabalhador). 

Mas e quem teve contrato de trabalho suspenso pode ter plano de saúde? Sim. Isso dependerá sempre do acordo que você tinha previamente estabelecido com o seu chefe. Caso tenha normalmente plano de saúde e outros benefícios do tipo, eles devem se manter nesse período de contrato suspenso. 

Peguei o coronavírus trabalhando em casa, e agora?

Mas e como fica a situação do trabalhador que pegou coronavírus? Nesse caso a indicação primeira é que pare imediatamente os seus trabalhos e seja afastada. É o próprio trabalhador, porém, que deverá entrar em contato com a empresa para informar sobre isso. 

Dica: caso isso aconteça com você ou com um familiar, faça esse informe para o seu chefe de maneira formal: ou seja, envie um e-mail sobre o ocorrido e, se possível, envie um atestado comprovando ao RH da empresa. 

Por fim, também é importante lembrar, o coronavírus pode ser considerado acidente de trabalho. Então confira mais detalhes sobre os seus direitos nessa situação: https://pronatec.pro.br/estava-trabalhando-e-pegou-coronavirus/

 

Leia Também