O fim do DINHEIRO: Banco Central quer acabar com o Real em PAPEL?
Após uma recente novidade anunciada pelo Banco Central, a grande incerteza dos cidadãos brasileiros está voltada para o futuro do dinheiro físico, tendo em vista a possibilidade de que ele chegue ao fim.
Apesar das transações financeiras digitais estarem em grande evidência no cenário atual, ainda é comum que boa parte dos consumidores opte pelo dinheiro físico. Essa preferência pode ser justificada por diversos fatores, mas principalmente pela sensação de “segurança” trazida pelas cédulas.
De qualquer forma, até o presente momento, os cidadãos ainda podem optar pela forma de uso do dinheiro que for da preferência de cada um. No entanto, uma recente notícia anunciada pelo Banco Central trouxe uma grande incerteza em relação ao futuro do dinheiro físico.
Para melhor entender, o Banco Central anunciou uma nova moeda brasileira que pode diminuir ainda mais o uso do dinheiro em papel. Assim, vale entender especificamente como funcionará essa novidade e qual será o destinado das cédulas e das moedas.

Entenda a novidade do Banco Central que pode comprometer o dinheiro físico
Como é de conhecimento geral, o Banco Central é uma das instituições financeiras mais importantes do país. De forma mais clara, a instituição foi responsável pelo desenvolvimento do Pix, que atualmente é a transação financeira mais utilizada pelos consumidores locais.
Tendo em vista o sucesso do Pix e a popularidade das transações financeiras no ambiente digital, o Banco Central anunciou mais uma novidade surpreendente. Dessa vez, a novidade está voltada para a criação de uma moeda completamente digital, o Real Digital.
Sem muitas delongas, o Real Digital será uma meoda exclusiva do país utilizada somente nas transações realizadas online, como por exemplo, para envio e recebimento de dinheiro. Contudo, uma das grandes incertezas dos consumidores atualmente está direcionada para as diferenças entre o Pix e o Real Digital.
Para melhor entender, o Pix é apenas uma forma de enviar dinheiro digitalmente, enquanto o Real Digital funcionará justamente como a moeda específica para esse tipo de transação, garantindo uma espécie de “contrato”, além de mais segurança mediante o envio e recebimento de dinheiro.
Veja também: 4 maneiras de GANHAR dinheiro com o TikTok: você precisa conferir!
Quando a novidade será lançada? O dinheiro físico chegará mesmo ao fim?
Segundo as informações propostas pelo próprio Banco Central, o Real Digital ainda está sendo desenvolvido. Isso significa que ainda existem algumas etapas que implicam a circulação da nova moeda. Estima-se, portanto, que as fases de testes deverão ter início no ano de 2024.
Levando isso em conta, ainda não há uma data exata para o lançamento oficial da moeda, mas caso os testes sejam bem sucedidos, isso não deve demorar. Agora, em relação ao fim do dinheiro físico, para alívio de muitos, não há qualquer menção voltada para o fim das produções das cédulas e/ou moedas.
Isso significa que o dinheiro físico ainda continuará em circulação. Por outro lado, caso a popularidade do Real Digital seja muito grande, fica claro que as pessoas deverão diminuir ainda mais o uso das notas e das moedas, dando mais espaço para as transações no ambiente virtual.
Por fim, é importante manter-se atento em relação às novidades anunciadas pelo BC, visto que elas são de suma importância para a economia local.
Veja também: Brasileiros terão que PAGAR para fazer PIX? Entenda a POLÊMICA!