FIM do ChatGPT? O que está acontecendo?

Entenda qual é a situação atual da Inteligência Artificial (IA) do momento: ChatGPT sofreu instabilidade?

Hoje em dia existem algumas tecnologias que ninguém pode “fugir”. A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, está em todos os lugares e muitas pessoas usam sem sequer saber. Aquele atendimento por “robô” em redes sociais são exatamente isso. 

Contudo, uma das tecnologias que mais chamou a atenção nos últimos tempos é o ChatGPT. E nesta semana alguns ruídos começaram a aparecer nas redes sobre um possível fim dessa ferramenta. Mas será que é verdade? O que aconteceu? Confira todos os detalhes e saiba exatamente o que gerou esse tipo de notícia recentemente.

ChatGPT
Confira os detalhes sobre a recente instabilidade do ChatGPT (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

ChatGPT fora do ar?

É isso que aconteceu no início desta semana. De acordo com centenas de usuários em redes sociais como o Twitter, a plataforma saiu do ar recentemente na terça-feira (29). Havia ainda alguns relatos de pessoas que não conseguiram entrar na quarta-feira (30). 

Justamente essas instabilidades no ChatGPT – que não são muito comuns – chamaram a atenção de quem costuma usar o site.

De acordo com os relatos, muitas pessoas conseguiram fazer login normalmente, mas não encontraram respostas para as suas perguntas. 

Os sites de busca também apontam neste sentido: o termo “ChatGPT caiu” aumentou muito no Trends do Google. 

Veja também: É melhor não cometer nenhum desses seis ERROS ao conversar com o CHATGPT!

ChatGPT vai acabar?

Evidentemente essa instabilidade já criou espaço para diferentes tipos de boatos. Algumas pessoas começaram a questionar se estavam bloqueadas no ChatGPT ou algo parecido. 

Contudo, isso não aconteceu. O próprio site Status OpenAI, responsável por acompanhar o funcionamento do chat, confirmou que algo não estava normal. 

Ao entrar no site muitos usuários encontraram a mensagem: We are currently investigating this issue que significa, em tradução literal, “Estamos investigando esse problema”

Contudo, não há indicações de que é o fim do ChatGPT. Pelo contrário, a ferramenta segue firme e forte e os responsáveis pelo IA seguem ampliando suas pesquisas. 

ChatGPT ainda está com erro?

Por fim, a redação do pronatec.pro.br fez um teste no momento em que essa matéria foi escrita – no fim da tarde da quarta-feira (30) e foi possível usar normalmente a ferramenta. 

No teste foi possível verificar apenas uma pequena demora depois do login. Depois disso, contudo, conseguimos fazer as perguntas normalmente e o chat parece estar funcionando normalmente. 

É importante lembrar que esse “burburinho” também aparece em um momento que novas ferramentas parecidas estão entrando no mercado. É o caso, por exemplo, do Bard que é o “robô” do Google.

Finalmente, se você entrar no chat e encontrar a seguinte mensagem “Something went wrong. If this issue persists please contact us through our help center at help.openai.com”, fique tranquilo. Isso não quer dizer que você foi bloqueado ou algo parecido. A tradução é:

  • Alguma coisa deu errado. Se esse problema persistir por favor entre em contato com nós pela central de ajuda no help.openai.com”. 

Isto é, se você continuar não conseguindo usar a ferramenta busque a ajuda no site descrito acima. Ainda assim, é importante lembrar que a equipe do OpenAI geralmente resolve as questões facilmente. 

Veja também: Criador do ChatGPT revela os SEGREDOS OCULTOS para você se tornar RICO: a primeira regra é “ESQUEÇA SEU…“