FIM da 123 Milhas? Demissão em massa, seguindo de queda nas vendas gera CHOQUE
Na semana passada, a empresa havia anunciado a suspensão de pacotes e da emissão de passagens de sua linha promocional.
A “novela” envolvendo a 123 Milhas parece não ter um final feliz para muitos de seus colaboradores. Isso porque, na manhã desta segunda-feira, 28, a empresa anunciou a demissão em massa de funcionários.
De acordo com a companhia, a redução do tamanho da equipe é parte de um plano de reestruturação. Os número de desligamentos não foram divulgados. Ex-colaboradores, contudo, dizem que o corte afeta centenas de pessoas. Mais detalhes você confere a seguir. Acompanhe!

123 Milhas anuncia corte: centenas de funcionários são demitidos
A manhã desta segunda-feira, 28, foi de surpresa para grande parte dos colaboradores da 123 Milhas. Funcionários da empresa, que havia anunciado, na última semana, a suspensão de pacotes e da emissão de passagens de sua linha promocional, relataram demissão em três setores: recompra, promoção e emissão. Uma fonte, que optou por não se identificar, afirmou que, ao menos, centenas de pessoas já foram desligadas.
Ainda de acordo com a fonte, os gerentes de cada setor ficaram responsáveis por anunciar a demissão, que aconteceu por volta das 9h desta segunda-feira (28). Por meio de nota, a 123 Milhas confirmou que houve redução do tamanho da equipe, mas não informou quantos funcionários foram desligados. Abaixo, segue o comunicado na íntegra:
“A 123milhas informa que iniciou hoje, 28/08, um plano de reestruturação interna, com redução do tamanho da equipe para se adequar ao novo contexto da empresa no mercado. Essa difícil decisão faz parte das medidas para mitigar os efeitos da forte diminuição das vendas. A empresa está trabalhando para, progressivamente, estabilizar sua condição financeira”.
A empresa também foi questionada pelo g1 a respeito do número de funcionários demitidos, os departamentos afetados e se esses funcionários possuíam contrato de trabalho formal. O portal também aproveitou para perguntar a empresa se a mesma já tomou providências para efetuar o pagamento pelos serviços prestados e se houve dispensas em outros Estados do país além de Minas Gerais. Porém, até a data de publicação desta matéria, tais questionamentos permanecem sem resposta.
Saiba também: Ainda vale a pena comprar pacotes da 123 Milhas e da Hurb? TUDO o que você precisa saber para NÃO cair em ENRASCADAS
Sobre a suspensão dos serviços e escândalos envolvendo a companhia
Através de um comunicado divulgado em 18 de agosto, a tão conhecida agência de viagens 123 Milhas, que opera também a Hotmilhas, anunciou a suspensão dos pacotes e emissões de passagens da sua linha promocional, com datas flexíveis, para embarques programados entre setembro e dezembro de 2023.
A boa notícia é que, de acordo com a empresa, tal decisão não terá impacto nos demais produtos oferecidos por ela. Além disso, a companhia mencionou estar reembolsando os valores pagos pelos clientes por meio de vouchers, que podem ser utilizados para:
- Passagens;
- Hotéis; e
- Pacotes da própria agência.
No entanto, de acordo com advogados especialistas no assunto, os consumidores têm direito a receber o dinheiro de volta, inclusive com correção de juros, ou exigir que a empresa cumpra o contrato. A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), autarquia vinculada ao Ministério da Justiça, comunicou ter recebido a resposta da empresa 123 Milhas referente ao requerimento de esclarecimentos emitido pelo departamento a respeito da interrupção dos pacotes. As informações fornecidas estão atualmente em processo de avaliação técnica.
Por fim, se a 123 Milhas não fornecer informações de maneira satisfatória, de acordo com os critérios estipulados no Código de Defesa do Consumidor, a Senacon possui a prerrogativa de adotar medidas sancionatórias. De modo geral, essas medidas abrangem desde a imposição de multas até a eventual proibição da operadora de viagens de comercializar novos pacotes.
Veja também: A VERDADE veio à tona: o que está por trás da CRISE da 123 Milhas vai deixar você CHOCADO