Filhos que faltam às aulas podem BLOQUEAR o Bolsa Família? Mãe está em APUROS

As regras do Bolsa Família são bem claras em relação aos filhos. Veja o que pode te tirar do programa.

Todo mundo que se inscreve no Cadastro Único para receber o Bolsa Família deve concordar com algumas regras importantes que dizem respeito ao benefício. Algumas delas são direcionadas especificamente para os filhos, o que faz com que os beneficiários percam o direito ao pagamento, em casa de descumprimento das normas.

Dessa forma, se você quer saber se deixar a criança faltar pode levar à perda do benefício, continue acompanhando a matéria a seguir e fique por dentro de todas as informações mais importantes sobre esse assunto em específico.

O Bolsa Família possui regras muito específicas em relação à frequência escolar. Entenda se isso pode te prejudicar!
O Bolsa Família possui regras muito específicas em relação à frequência escolar. Entenda se isso pode te prejudicar! / Foto: divulgação

Filhos que faltam às aulas podem levar à perda do Bolsa Família?

Recentemente viralizou no Facebook um comentário de uma mãe preocupada com a situação do Bolsa Família. Na mensagem, ela escreve:

Boa tarde, fui ao CRAS e quero tirar minha filha de 13 anos do meu Bolsa Família, porque ela falta muito às aulas, mas eles falaram que não posso tirá-la porque é menor de idade. Eu posso perder meu benefício definitivamente?

A princípio, de acordo com as regras do Bolsa Família atuais, é importante seguir o que o Governo Federal chama de “condicionalidades”. Basicamente, são regras que devem ser seguidas pela família, especialmente as que possuem crianças, para que o benefício continue a ser pago.

No caso, há uma condicionalidade específica que fala sobre frequência escolar. Jovens entre os 6 e 15 anos (como é o caso da menina) devem cumprir cerca de 85% da frequência, enquanto aqueles que possuem entre 16 e 17 devem ter, pelo menos, 75% de presença na escola.

Quando esse tópico não é cumprido, a família corre, sim, o risco de perder o benefício. Para que isso não aconteça, as crianças devem começar a frequentar as aulas adequadamente e então a família deve levar esse comprovante de frequência no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Ademais, outras condicionalidades voltadas às crianças que também devem ser cumpridas são o acompanhamento nutricional, que deve ser realizado com crianças até os 7 anos de idade, além da vacinação com as primeiras doses e doses de reforço adequadamente.

Veja também: Quer receber o Bolsa Família? Veja como se CADASTRAR sem precisar sair de casa

Calendário de setembro já começou

Por fim, saiba que o pagamento de setembro do benefício já começou. Neste mês, algumas famílias receberão os valores antecipadamente. Confira abaixo quando você poderá ter acesso ao seu:

  • 18 de setembro: recebem os pagamentos quem possui NIS com final 1 (antecipado para dia 16);
  • 19 de setembro: recebem os pagamentos quem possui NIS com final 2;
  • 20 de setembro: recebem os pagamentos quem possui NIS com final 3;
  • 21 de setembro: recebem os pagamentos quem possui NIS com final 4;
  • 22 de setembro: recebem os pagamentos quem possui NIS com final 5;
  • 25 de setembro: recebem os pagamentos quem possui NIS com final 6 (antecipado para dia 23);
  • 26 de setembro: recebem os pagamentos quem possui NIS com final 7;
  • 27 de setembro: recebem os pagamentos quem possui NIS com final 8;
  • 28 de setembro: recebem os pagamentos quem possui NIS com final 9;
  • 29 de setembro: recebem os pagamentos quem possui NIS com final 0.

Veja também: Bolsa Família com BÔNUS de R$ 300,00 ainda nesta semana: veja como SACAR