Fies poderá ser renegociado com 100% de DESCONTO; confira a nova lei sancionada por Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que pode trazer grandes mudanças para o Fies, isso porque as pessoas que tem dívidas no programa poderão receber descontos para quitá-las.
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) se caracteriza enquanto um programa que pertence ao Ministério da Educação do Brasil que foi criado em 1999 e o seu intuito é financiar a graduação na educação superior dos estudantes que venham a se matricular em faculdades não gratuitas.
Dessa forma, os estudantes que podem recorrer ao financiamento são os que estejam matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos produzidos através do Ministério da Educação. Desde que foi criado, o Fies mudou a vida de muitas pessoas. Somente em 2014, 26% dos estudantes matriculados nas instituições de ensino superior privadas foram beneficiados pelo programa.
Nos últimos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um desconto de 100% para as pessoas que têm dívidas com o Fies. Portanto, confira a seguir como funciona a nova lei!

Estudantes que estão devendo o Fies poderão ter desconto de 100%
Na última quarta-feira (1), o presidente Lula sancionou uma lei importante que traz uma série de mudanças para as regras relativas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Através das novas regras, os estudantes poderão realizar renegociações de dívidas. No total, cerca de 1,2 milhão de jovens que estão em situação de inadimplência serão contemplados.
Até o presente momento, os estudantes em questão estavam acumulando uma dívida em um valor superior a R$ 54 milhões. A partir da nova legislação, o governo tem o intuito de assumir o compromisso com a educação e, de acordo com o enfatizado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, a meta é ter um Fies mais social, que não seja um programa econômico, conforme vem sendo tratado no decorrer dos últimos anos.
Ainda conforme dito pelo ministro, a pretensão do governo federal é garantir um verdadeiro acesso para os jovens que queiram realizar uma graduação. Por meio de um vídeo publicado no Twitter, o presidente Lula e o ministro dizem a respeito da função do Fies, de transformar a vida de diversos brasileiros que antes não tinham as condições necessárias para realizar os estudos.
O ministro da Educação destaca também que os descontos oferecidos através da nova lei sancionada pelo presidente podem chegar a 100% dos juros e multas, de forma a tornar a negociação acessível para as pessoas que mais precisam.
Confira também: Calendário de pagamentos do Bolsa Família de novembro é anunciado; confira quando os valores serão depositados
Saiba mais sobre a nova lei assinada por Lula!
Os estudantes que hoje se encontram em cursos superiores ou que já tenham se formado e estão endividados podem procurar a Caixa Econômica Federal, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ou então o Ministério da Educação para colocar fim as pendências financeiras e retomar os seus estudos.
O ministro Camilo Santana disse que a ação é de extrema importância e que as dívidas podem ser negociadas que contrataram o Fies entre o fim de 2017 até o dia 30 de junho de 2023.
Saiba mais: ESTES são os conteúdos mais IMPORTANTES de cada matéria do Enem: prepare-se para o GRANDE dia!