Fies Novas Regras

Seleção de vagas remanescentes do FIES têm novas regras.

As instituições de ensino superior particulares oferecem 75 mil vagas através do FIES no segundo semestre em todo o país. Saiba o que muda para quem deseja participar

[box type=”info” align=”aligncenter” class=”” width=””]

Atualizado em: 22/08/2016 (Governo abre inscrições para 28 mil vagas remanescentes do Fies segundo semestre).

As inscrições para concorrer às 28 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram nesta segunda-feira (22).  Pela primeira vez, o MEC (Ministério da Educação) abriu processo para preenchimento de vagas que não foram ocupadas no processo regular, que terminou na última sexta-feira (19).

[/box]

De acordo com a publicação desta segunda-feira (15) no Diário Oficial, o Ministério da Educação (MEC) alterou algumas regras para os interessados em ingressar no ensino superior com o apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Foi destacado ainda pela publicação oficial que os financiamentos estabelecidos nesta chamada serão válidos somente para este semestre letivo.

https://pronatec.pro.br

As novas regras do FIES

Anteriormente, a distribuição das vagas ocorria entre os cursos da própria instituição de ensino. Agora, serão ofertadas conforme a soma das vagas remanescentes nas instituições, em qualquer curso e turno que tiverem vagas selecionadas pela Secretaria de Educação Superior do Ministério no processo seletivo normal.

Ficou interessado? Veja quais são os requisitos para fazer parte do FIES 2016 a seguir neste artigo.

O que é o FIES

O FIES é um programa do MEC que financia cursos superiores em instituições de ensino privadas para estudantes que não possam arcar financeiramente com as mensalidades e taxas destas instituições.

Para que um curso seja admitido no programa também é necessário que ele tenha avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), priorizando aqueles que obtiverem conceito 5 e 4, o que assegura a qualidade do ensino. É dada preferência também para as áreas de saúde, engenharias e licenciaturas.

Quem pode participar do FIES

Para concorrer às 75 mil vagas deste semestre, é necessário que os estudantes tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2010 e terem obtido média superior a 450 pontos. Também é preciso ter obtido nota maior do que zero na redação. Quanto ao aspecto financeiro, podem participar pessoas com renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Como participar das Inscrições FIES

Os interessados devem acessar o endereço: http://fiesselecao.mec.gov.br/, sistema que irá gerenciar a distribuição das vagas entre os candidatos. Feito o cadastro, o candidato tem até dois dias úteis para efetivar a inscrição em outro site, no caso o do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), que pode ser acessado através do link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Após concluir a inscrição, o candidato ainda precisa comprovar que atende aos requisitos exigidos pelo programa. Para isso, são concedidos até cinco dias úteis para o candidato encaminhar a documentação necessária para a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

 

Leia Também