FIES 2021: INSCRIÇÕES, ADITAMENTO, SEGUNDA via do BOLETO e mais!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

FIES 2021 – Veja as principais informações sobre a prova para quem quer obter Financiamento Estudantil para entrar em uma universidade em 2021! 

O início do ano é sempre marcado pelas principais provas do país para quem quer mudar a sua vida profissional e entrar numa universidade. Entre os destaques, saíram as últimas notícias sobre o FIES 2021

O Fundo de Financiamento Estudantil é um dos principais programas do país para quem está pensando em alcançar o sonho do certificado superior. Confira como vai ser a seleção neste ano e saiba mais sobre os prazos e cronogramas. 

FIES 2021
Imagem: Divulgação

Inscrições FIES 2021

Primeiramente, quando começam as inscrições FIES 2021? Os interessados em participar da seleção terão entre os dias 26 e 29 de janeiro para participar e escolher uma vaga de seu interesse no ensino superior privado. 

Todos os interessados em conseguir um contrato de financiamento pelo FIES devem ficar atentos, portanto, ao pequeno prazo de participação. São apenas três dias para que os candidatos escolham a melhor opção. 

É importante lembrar que esse processo de inscrição do FIES 2021 é voltado exclusivamente para o primeiro semestre. Se tudo acontecer como em outras edições, ainda será disponibilizada uma segunda seleção na segunda parte do ano. 

Como vai funcionar FIES 2021

E como vai funcionar o FIES 2021, afinal? A ideia é que o programa continue da mesma forma que em anos anteriores, com o mesmo tipo de processo de seleção que usa as notas que já foram obtidas pelos candidatos. 

A seleção do FIES vai ser usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para essa primeira seleção de 2021. O programa vai usar as notas dos candidatos em edições anteriores: podem ser usadas as provas entre 2010 e 2019. 

Outra ótima notícia é o número de vagas FIES 2021/1: são um total de 93 mil oportunidades. O Governo vai disponibilizar, com isso, R$ 500 milhões para conseguir garantir esse financiamento para todos os selecionados. 

Cronograma FIES 2021

Para facilitar na busca pelas datas, vamos trazer também o cronograma FIES 2021. O Ministério da Educação (MEC) já divulgou os principais prazos para quem está pensando em participar do exame. 

O calendário FIES 2021 ficou assim:

  • Inscrições: entre os dias 26 e 29 de janeiro de 2021;
  • Resultado FIES 2021: 02 de fevereiro; 
  • Prazo para complementar inscrição FIES: 03 a 05 de fevereiro; 
  • Lista de Espera FIES 2021: inclusão automática dos não selecionados e resultado divulgado entre os dias 03 de fevereiro e 18 de março. 

Aditamento FIES Caixa

E falando sobre o programa, o que é o aditamento FIES Caixa? Esse é o processo de renovação de contrato que tem que acontecer todos os semestres. Essa é uma forma de fazer com que os estudantes mantenham uma continuidade no programa. 

Muitos optam por fazer aditamento do FIES em outros bancos (como o Banco do Brasil). Esse processo acontece sempre de forma online através do sistema eletrônico do programa, o SisFies. 

Existem diferentes tipos: o aditamento simplificado FIES ou o aditamento não simplificado. O primeiro acontece sem a necessidade de alterações no contrato, já o segundo é quando é necessário mudar alguma cláusula ou detalhe. 

Segunda via Boleto FIES

Outra dúvida é sobre a possibilidade de segunda via do Boleto FIES. Esse é o caso específico de quem perdeu o prazo inicial dos pagamentos e agora quer fazer o pagamento a partir de um novo documento. 

É possível imprimir boleto FIES atrasado diretamente no site do seu banco. A maioria das aplicações ficam na Caixa Econômica Federal e todo o processo pode ser feito rapidamente de forma digital. 

Confira como emitir o boleto FIES Caixa:

  • Acesse https://sifesweb.caixa.gov.br e faça seu cadastro;
  • O boleto estará disponível na opção CONTRATO FIES > CONTRATO > BOLETO(S) EM ABERTO.

emissão da segunda via do boleto do FIES:

  • A 2ª via de boletos está disponível pelo site acima ou pela Central de Atendimento com o telefone do FIES: 0800 726 8068;
  • Selecione a opção 8 e aguarde atendimento.

INSCRIÇÕES para o PROUNI 2021 já começaram: Veja como PARTICIPAR, número de BOLSAS e o CRONOGRAMA!

 

Leia Também