Fies 2020 – Inscrições, Novas Regras, Datas e Aditamento!

Fies 2020 – Inscrições, Novas Regras, Datas e Aditamento!

Saiba como realizar sua inscrição e como funciona este programa do Governo que garante a universidade para muitos estudantes de todo o país!

Você já deve ter ouvido falar do Fies 2020. Milhares de jovens e adultos em todas as regiões do Brasil estão usando as vantagens desse programa para conseguir estudar sem precisar lidar com altas mensalidades durante a sua formação. Essa ação do Governo Federal é uma das melhores opções para quem está precisando de crédito estudantil para conseguir fazer um curso superior. Confira a seguir todos os detalhes sobre como é o Fies 2020 e fique atento para buscar seu financiamento!

Fies 2020
Foto: Divulgação

Fies 2020

O Fies 2020 pode ser exatamente a oportunidade que você aguarda para começar a estudar em uma instituição de ensino superior sem precisar lidar com altas mensalidades. Não é sem querer que esse é um dos principais programas de acesso à educação do país hoje em dia. 

O Fundo de Financiamento Estudantil é uma ação do Governo Federal voltada para todos os jovens e adultos que estão pensando em mudar sua vida profissional e não possuem condições de pagar por todos os meses. 

É importante, porém, que todos os interessados em conseguir um financiamento pelo programa saibam exatamente como funciona e quais são os principais detalhes sobre essa ação do Ministério da Educação (MEC). 

Como Funciona Fies 2020

Afinal, como funciona Fies 2020? O primeiro ponto importante é entender que o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa público ligado do Governo Federal. Ou seja, essa não é uma instituição com recursos privados e sim uma ação com recursos públicos. 

Resumidamente, o Fies funciona da seguinte forma: através do Ministério da Educação, os alunos recebem um financiamento para participar de cursos superiores não gratuitos que possuem avaliação positiva do Sinaes. 

Essa ação é feita através de um empréstimo que deverá arcar com as mensalidades do aluno que, depois de formado, deverá “devolver” esse valor em pequenas parcelas. Essa dívida do Fies é paga de acordo com a renda mensal do estudante no início do cadastro e depois de formado. 

Novas Regras Fies 2020

Fies 2020
Foto: Divulgação

Mas é importante ficar ligado já que foram escolhidas Novas Regras Fies 2020 com a intenção de aprimorar o programa e diminui o déficit dos cofres públicos. Nesse novo formato os estudantes são divididos em dois grupos. 

As categorias são:

  • Novo Fies 2020: voltado para pessoas que possuem uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos; para essa modalidade as taxas são a juro zero
  • P-Fies 2020: já esse recorte é para quem possui renda familiar mensal per capita de até 5 salários mínimos; nesse caso os juros dependem da organização do banco escolhido pelo estudante. 

A modalidade P-Fies possui um número maior de vagas sendo disponibilizadas em todas as edições geralmente. 

Datas Fies 2020

As Datas Fies 2020 também são uma dúvida por parte de quem quer conseguir o seu financiamento. É sempre necessário ficar atento aos prazos deste programa já que existem duas edições (uma para cada semestre). 

Para 2020 ainda não foram divulgadas as informações oficiais do MEC, mas é possível prever que elas sejam disponibilizadas em janeiro ou fevereiro. Geralmente esse é o período escolhido para as vagas do primeiro semestre. 

O edital Fies 2020 deve trazer todas as informações oficiais e os interessados poderão saber detalhes como:

  • Período de inscrições Fies e P-Fies 2020; 
  • Resultados da vagas Fies e P-Fies; 
  • Complementação de inscrição do Fies; 
  • Lista de Espera Fies 2020; entre outros. 

Aditamento Fies 2020

Outro detalhe que você deve saber é o Aditamento Fies 2020. Isso porque essa é uma das principais ações para quem consegue um dos contratos e depois quer continuar estudando sem ter problemas. 

O que é aditamento do Fies? Isso nada mais é do que a atualização dos dados por parte de quem já possui um contrato em andamento. Isso deve ser feito, em geral, todos os semestres para que haja um melhor controle por parte do Ministério da Educação. 

Inscrições Fies 2020

E as inscrições Fies 2020 como são? Dentro dos prazos específicos, você poderá ter em mãos os seus dados e documentos para buscar um financiamento para uma instituição de ensino superior. 

Para a inscrição Novo Fies 2020 é necessário seguir alguns passos simples. Confira a seguir:

  1. Acesse o site Novo Fies
  2. Preencha os dados solicitados; 
  3. Verifique seu e-mail para ver uma mensagem de verificação; 
  4. Valide o e-mail e siga no site; clique em ‘fazer a inscrição’; 
  5. Depois de concluir a inscrição você deve escolher dois cursos preferenciais; serão sua primeira e segunda opção; 
  6. Se for selecionado, você possui um prazo de 10 dias para ir até o CPSA da instituição que escolher; 
  7. Depois dos três dias úteis para validação de suas informações, vá até o banco da contratação do seu contrato Fies
  8. Pronto! Agora é só esperar sua análise de crédito e começar a estudar!

 

Leia Também