Fies 2020 – Cronograma, Inscrição, Novas Regras e muito mais!

Equipe de RedaçãoEquipe de Redação
Atualizado Hoje!

Saiba tudo sobre o principal programa de Financiamento Estudantil do país! Fique ligado e faça sua inscrição!

O sonho de milhares de brasileiros e brasileiras é conseguir começar um curso de graduação neste ano. Para isso, o Fies 2020 pode ser um grande aliado! Esse é um dos principais programas de educação do Governo Federal e todos os anos ajuda pessoas de todo o país. 

Para quem ainda não ouviu falar, o Fundo de Financiamento Estudantil acontece todos os anos e oferece chances para quem quer estudar sem se preocupar com mensalidades durante a graduação. 

A seguir vamos trazer informações para quem está pensando em participar do programa. Confira tudo o que você precisa saber e alcance uma das vagas para mudar sua vida profissional rapidamente!

Fies 2020 - Cronograma, Inscrição, Novas Regras e muito mais!

O que é Fies

Primeiramente, o que é Fies? Essa pode parecer uma pergunta simples, mas é importante que você saiba exatamente qual é o funcionamento do programa. Isso pode facilitar no momento de preparar sua documentação ou apenas ver as vagas disponíveis. 

O Fundo de Financiamento Estudantil é a melhor alternativa para quem quer entrar no ensino superior e não conseguiu uma vaga em universidade pública. Se você não possui condições de pagar uma mensalidade em uma instituição privada, o Fies pode ser a melhor opção. 

O financiamento da faculdade pelo Fies pode significar a liberdade de pagar uma formação apenas depois de inserido no mercado. Por isso muitas pessoas procuram essa opção que é muito mais viável no que uma inscrição comum em uma faculdade particular. 

Como Funciona Fies 2020

Outra dúvida comum é sobre como funciona o Fies 2020? Como esse é um processo de seleção, é necessário que os estudantes tenham, antes de mais nada, participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Hoje em dia são dois tipos de modalidades do Fundo de Financiamento: Novo Fies e P-FIES. Cada um possui suas particularidades, mas é possível fazer qualquer um deles usando as notas do Enem. 

O Novo Fies é a modalidade mais popular do Fundo. Essa versão é voltada para estudantes que possuem uma renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Ou seja, se o seu grupo familiar possui renda de até R$ 3.135 você poderá inscrever-se. 

Já a renda P-Fies é um pouco diferente. Essa modalidade é voltada para alunos que possuem uma renda per capita familiar de até cinco salários mínimos. Ou seja, um valor atualizado de R$ 5.225. 

Quem pode fazer Fies 2020

Mas e quem pode fazer o Fies 2020? Quem pode conseguir esse financiamento? Primeiramente, como dito anteriormente, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – na edição de 2010 ou mais recente.. 

Depois disso, é necessário estar de acordo com os requisitos financeiros. Ou seja, possuir renda bruta mensal de até três ou cinco salários per capita dependendo da modalidade que pretende inscrever-se. 

Outra vantagem é o Fies para bolsistas parciais do Prouni. Ou seja, quem conseguir uma bolsa de 50% pelo Programa Universidade para Todos poderá participar do Fies e financiar a parte não coberta pela bolsa de estudo. 

Novas Regras Fies 

Muitas dúvidas surgem sobre as novas regras do Fies. Mas antes de mais nada é necessário lembrar que as mudanças acontecerão apenas a partir do próximo ano. Ou seja, as alterações passam a valer para 2021. 

Hoje em dia é necessário que os candidatos tenham uma média mínima de 450 pontos no Enem e não tenham zerado a redação. As novas regras do Fies 2021 exigirão que também seja necessário uma nota mínima na redação: os candidatos precisarão ter tirado 400 pontos, no mínimo. 

Inscrições Fies 2020

As inscrições Fies 2020 acontecem a partir do dia 05 de fevereiro. Os interessados poderão inscrever-se até as 23h59 do dia 12 do mesmo mês. Os interessados podem inscrever-se no site (no fim do texto) e fazer um cadastro ligado ao próprio CPF. 

O prazo de inscrição Fies 2020 deverá se manter o mesmo, independente dos erros na correção do Enem. Serão um total de 100 mil vagas no Fies desta edição específica. Para saber mais e inscrever-se, acesse:

http://fies.mec.gov.br/

 

Leia Também