FGTS tem antecipação confirmada: consulte sua situação e como sacar o saldo

É válido ressaltar que essa modalidade de saque é uma escolha pessoal do trabalhador e não compromete o saldo total do fundo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço confirmou uma nova antecipação para estes clientes em especial. Num momento como o atual, onde as festas de fim de ano estão se aproximando, é uma ótima oportunidade!

Antecipação liberada para estes trabalhadores. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Sobre a antecipação

O Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem sido uma excelente opção para os trabalhadores que desejam ter acesso aos valores depositados pelos empregadores. A possibilidade de receber uma parte do FGTS anualmente, no mês de aniversário, tem se mostrado bastante atrativa para muitas pessoas.

Para aqueles que nasceram no mês de dezembro, ainda há tempo de realizar o saque do FGTS. O saque poderá ser realizado a partir do dia 1º de dezembro. Essa antecipação do saque tem sido uma ótima notícia para muitos trabalhadores, principalmente neste momento de crise econômica causada pela pandemia de COVID-19.

Muitas pessoas têm enfrentado dificuldades financeiras e contar com o valor do FGTS pode ser uma grande ajuda para conseguir pagar contas, fazer investimentos ou até mesmo iniciar um pequeno negócio.

É válido ressaltar que o Saque-Aniversário do FGTS é uma escolha pessoal do trabalhador e não compromete o saldo total do fundo. A opção pelo saque anual é independente do saque rescisão, que ocorre em momentos de demissão sem justa causa ou em outras situações previstas em lei.

Como consultar?

Para realizar o saque, é necessário acessar o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS, ou acessar o site oficial. É importante ter em mãos os documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho, além do número do PIS/PASEP. Também é necessário ter uma conta bancária ativa, pois o valor será depositado diretamente nela.

Baixe através dos links https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.fgts.trabalhador ou https://apps.apple.com/br/app/fgts/id1038441027, dependendo do seu sistema operacional.

Veja também: https://pronatec.pro.br/fgts-vai-ser-barrado/

Quando o FGTS pode ser sacado?

O saque do FGTS possui normas a serem seguidas e estão disponíveis nestas condições:

  • Ser demitido sem justa causa, pelo empregador;
  • Término do contrato por prazo determinado;
  • Rescisão contratual por falência, falecimento do empregador, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
  • Rescisão contratual por ambas as partes ou força maior;
  • Aposentadoria;
  • Necessidade pessoal, urgente e grave, devido a desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a moradia do trabalhador, quando a situação for reconhecida por meio de portaria do governo federal;
  • Suspensão do Trabalho Avulso;
  • Falecimento do titular;
  • Quando o titular da conta vinculada atingir idade igual ou superior a 70 anos;
  • Quando o titularou seu dependente for portador do vírus da Aids;
  • Quando o trabalhador ou seu dependente estiver com câncer;
  • Quando o titular ou seu dependente estiver em estágio terminal, devido a doença grave;
  • Ausência por três anos ininterruptos do regime do FGTS, com afastamento a partir de 14/07/1990;
  • Compra de casa própria, quitação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

A consulta e maiores informações também podem ser conferidas presencialmente, através dos balcões de atendimento em agências da Caixa Econômica Federal.

Veja também: https://pronatec.pro.br/governo-federal-prepara-novidades-fgts-confira/