FGTS LIBERADO em junho: Quem pode sacar, Calendário, Valor e Como Receber!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

FGTS LIBERADO em junho – Confira todos os detalhes sobre como vão ser os pagamentos do Fundo de Garantia!

Trabalhadores e trabalhadoras que já atuaram em algum momento da vida com carteira assinada, devem ficar atentos. Isso porque muitos benefícios estão sendo disponibilizados como é o caso do FGTS liberado em junho

Para quem ainda não sabe, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é uma ajuda para todos os cidadãos que possuem uma conta desse tipo. Tanto contas ativas como inativas poderão ser usadas para o saque nesse momento. 

Confira mais informações e entenda quais serão as datas e como funcionarão os pagamentos. Fique ligado e saiba como receber. Repasse a informação para amigos e familiares que também poderão fazer o saque. 

FGTS LIBERADO em junho
Imagem: Divulgação

Liberação do FGTS Coronavírus

Está confirmada a liberação do FGTS coronavírus. Também chamados de ‘saque emergencial’, os valores foram adiantados justamente pela dificuldade que muitas pessoas estão passando graças ao Covid-19. 

A Caixa Econômica Federal confirmou que os trabalhadores com direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço vão receber de forma diferente. De acordo com o banco, o pagamento do FGTS vai ser em contas digitais da Caixa

Como acontece no caso do Auxílio Emergencial o calendário será diferenciado. Ou seja, não será possível sacar imediatamente, será necessário aguardar alguns dias para retirar os valores em espécie. 

Quem pode sacar FGTS 2020

Mas e quem pode sacar o FGTS 2020? Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário fazer a inscrição ou cadastro para recebimento desses valores que serão disponibilizados a partir deste mês. 

Todos os trabalhadores que possuem conta ATIVA ou INATIVA podem sacar o Fundo de Garantia. Esses valores serão liberados depois de medida provisória (MP) que começa a ser liberada no dia 15 de junho. 

É importante lembrar que mesmo que o saque não seja liberado imediatamente, é possível fazer compras com débito virtual da Caixa usando o FGTS. Para isso é só fazer o cadastro no Caixa Tem. 

Saiba como usar o Caixa Tem!

Valor FGTS Liberado

Mas e qual é o valor do FGTS liberado neste momento? É necessário lembrar que os valores não serão fixos e variam de acordo com a quantidade que os trabalhadores possuem nas contas (ativas ou inativas). 

Ainda assim, o valor máximo do FGTS liberado neste momento será de um valor mínimo atual: R$ 1.045,00. E quem receber deve ficar atento já que existe um prazo máximo para fazer o saque: até o dia 31 de dezembro de 2020. 

Como receber FGTS Emergencial

E como receber o FGTS Emergencial? Como dito anteriormente, os valores deverão ser repassados diretamente para contas digitais da Caixa Econômica Federal, onde os beneficiários poderão sacar posteriormente. 

O recebimento do Fundo de Garantia acontecerá a partir de um cronograma específico escalonado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a intenção dessa ação é evitar filas e aglomerações. 

Lembre também que mesmo quem possui mais de uma conta do FGTS não poderá sacar mais de R$ 1.045,00. Ou seja, não é possível fazer o saque do valor total apenas de valores que cheguem ao máximo de um salário mínimo. 

Calendário FGTS Emergencial

Por fim, sabe-se que o calendário FGTS Emergencial começa no dia 15 de junho. A própria Caixa Econômica Federal será responsável pela distribuição das datas específicas e é possível que isso aconteça já na segunda semana de junho. 

Até o dia em que essa matéria foi escrita, o banco ainda não havia divulgado as datas. Assim que forem disponibilizadas, vamos trazer todos os detalhes. Até lá é possível saber que o cronograma de pagamento do FGTS será escalonado de acordo com os meses que os beneficiários nasceram. 

Por isso fique atento para as datas e siga acompanhando o site! Vamos trazer mais atualizações em breve. 

Nova Modalidade de Saque do FGTS: Contas Digitais Caixa!

 

Leia Também