FGTS em outubro: descubra se você poderá sacar

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador mas ele tem algumas regras para ser sacado. Veja como fazer e como usar o aplicativo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito fundamental para todos os trabalhadores brasileiros que exercem funções com carteira assinada. Esse fundo tem como missão primordial a proteção dos profissionais em caso de demissão sem justa causa. Ou seja, o fundo é uma reserva financeira para situações de emergência, como demissão, doença grave ou aposentadoria. Veja também como você pode acompanhar as informações pelo celular.

Saque-aniversário do FGTS em outubro 
Saque-aniversário do FGTS em outubro. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saque-aniversário do FGTS em outubro 

O mecanismo funciona de forma simples: o empregador efetua pagamentos mensais ao FGTS, correspondentes a 8% do salário do funcionário, e deposita esses valores em uma conta da Caixa, vinculada ao contrato de trabalho. Assim, ao longo dos anos, o trabalhador acumula um montante que ele pode utilizar em momentos de necessidade.

No entanto, é relevante ressaltar que não se libera o saque desses valores de maneira indiscriminada. Existe uma modalidade chamada “saque-aniversário”, que permite ao trabalhador retirar parte do saldo de sua conta FGTS uma vez por ano, no mês de seu aniversário. 

Os valores disponíveis para saque dependem do saldo acumulado e podem variar de acordo com a situação financeira de cada trabalhador. Neste mês de outubro, os aniversariantes que optaram por essa modalidade já podem realizar os saques. 

É importante destacar que o prazo máximo para resgatar o dinheiro é de três meses, a contar do primeiro dia útil do mês de outubro. Após esse período, caso o saque não seja efetuado, o valor permanecerá na conta do FGTS, e o trabalhador só poderá acessá-lo no ano seguinte.

É crucial mencionar que o saque-aniversário é uma opção voluntária, ou seja, cabe aos trabalhadores decidir se desejam aderir a essa modalidade. Além disso, a escolha pelo saque-aniversário implica na perda do direito de receber o valor integral do fundo em casos de demissão sem justa causa. 

Veja também: Antecipe até 12 PARCELAS do seu FGTS através do Nubank: passo a passo simples e rápido

Como acompanhar as informações pelo aplicativo

No entanto, os trabalhadores que optarem por essa modalidade podem ter acesso a uma multa rescisória de 40% paga pelo empregador, o que pode compensar essa escolha.

Antes de efetuar qualquer saque, é recomendável que o trabalhador consulte os valores disponíveis em sua conta do FGTS. Essa consulta pode ser realizada de forma simples e rápida por meio do aplicativo do FGTS, disponível para os sistemas Android e iOS. Vejamos o passo a passo:

  1. Escolha em “Acessar aplicativo” na tela inicial.
  2. Uma nova aba com login na Caixa Econômica Federal será aberta.
  3. Digite o seu CPF no campo indicado. Caso não tenha, clique em “Cadastre-se” para fazer seu primeiro acesso.
  4. Digite a senha numérica.
  5. Na tela seguinte, escolha “Conferir o saldo total, extratos e depósitos mensais”.
  6. Então, basta escolher qual contrato de trabalho deseja consultar e clicar em cima dele..
  7. Tenha acesso às informações detalhadas sobre seu FGTS.

Após realizar a consulta e verificar o saldo disponível, o trabalhador pode dirigir-se a uma agência da Caixa para efetuar o saque-aniversário ou optar por receber o valor via PIX, uma modalidade que permite a transferência instantânea do dinheiro para a conta de sua preferência.

Veja também: Ministro emite COMUNICADO hoje (05) sobre o saque específico do FGTS

Links úteis

Site FGTS: www.fgts.gov.br

Aplicativo FGTS

  • Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.fgts.trabalhador&hl=pt_BR&gl=US
  • Apple Store: https://apps.apple.com/br/app/fgts/id1038441027