Aprenda a RESGATAR o saldo do seu FGTS diretamente pelo PicPay

Os clientes da carteira digital já podem contar com a possibilidade de resgate do saldo do Fundo de Garantia diretamente pelo aplicativo oficial, sem nenhum esforço.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é extremamente útil para todos os trabalhadores formais brasileiros. O fato da reserva emergencial ser um direito básico garante aos profissionais mais estabilidade para que possa exercer suas atividades laborais, contando com um amparo garantido em situações emergenciais.

Atualmente, para sacar o FGTS, é preciso que o trabalhador cumpra algum dos requisitos básicos de liberação do dinheiro, considerando o saque do saldo integral. Por outro lado, aqueles que optarem por sacar até 50% do FGTS podem solicitar a antecipação.

Felizmente, já é possível contar com ambas as possibilidades diretamente pela carteira digital, isto é, pelo PicPay. O objetivo é garantir mais facilidade para os trabalhadores e possibilitar que o valor fique livre de grandes processos burocráticos, caso seja preciso ter acesso a ele.

FGTS
Como funciona o resgate do dinheiro Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Resgate total vs parcial do FGTS: entenda as regras para a liberação

Primeiramente, é de suma importância entender quais as principais diferenças entre a liberação total ou parcial do saldo do Fundo do FGTS, afinal, além dos critérios serem diferentes, tem-se também algumas limitações para quem conta com alguma das duas possibilidades.

Em relação ao resgate do saldo total do Fundo de Garantia, é preciso ter em mente que ele só será liberado caso o trabalhador se enquadre em uma das seguintes situações:

  • Demissão, somente sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Aniversário de 70+ anos;
  • Calamidade pública;
  • Doença grave, tanto do titular quanto dos dependentes;
  • Falecimento do titular;
  • Término de contrato temporário;
  • Por culpa maior;
  • Por acordo entre o empregador e o empregado.

Caso contrário, o trabalhador terá direito a resgatar somente o valor parcial do FGTS, que, aliás, pode chegar até 50%. No entanto, quando ele opta por esse saque, é preciso estar ciente que:

  • O valor será liberado de forma anual, no mês do aniversário do contribuinte;
  • Ao optar pela antecipação, o trabalhador não poderá sacar o saldo total do FGTS em alguma das situações pontuadas anteriormente;
  • Ao optar pela antecipação, o trabalhador estará isento do recebimento da multa de 40% em alguma das situações pontuadas anteriormente.

Veja também: 12 anos de ANTECIPAÇÃO do FGTS: vale a pena? Destacamos tudo o que você precisa saber sobre essa operação

Aprenda a solicitar diretamente pelo PicPay

Com todas as informações mencionadas no tópico anterior em mente, é hora de verificar qual das situações se encaixa para cada um. Após decidir qual será a modalidade de resgate do FGTS, será possível contar com duas possibilidades para garantir o acesso ao dinheiro:

  1. Pelo aplicativo oficial do FGTS (bityli.com/InMQC);
  2. Pelo aplicativo oficial do PicPay (picpay.com).

No aplicativo do FGTS, basta realizar login, autenticar a conta com os dados pessoais, e em seguida, selecionar a modalidade desejada. No caso do aplicativo do PicPay, será preciso:

  1. Encontrar a aba do FGTS;
  2. Solicitar o que for preciso (antecipação, empréstimo com garantia, resgate total);
  3. Concordar com os termos (é importante ler atentamente cada um);
  4. Autorizar a transação com a senha de acesso.

Por fim, é importante conferir junto aos termos o prazo para a liberação do dinheiro.

Veja também: Veja como CONSULTAR as multas do FGTS pela internet: simples e rápido!