Entenda POR QUE é necessário mudar para o FGTS Digital rapidamente

Entenda melhor sobre o FGTS Digital e por que você precisa migrar para ele urgentemente; trabalhadores do país querem saber

O FGTS é uma solução financeira para muitos brasileiros que trabalham formalmente e possuem saldo em conta. Através dele, é possível ter acesso a várias oportunidades, inclusive anualmente pelo saque-aniversário. Portanto, entenda por que é necessário mudar para o FGTS Digital o mais breve possível.

A seguir, saberemos melhor a razão pela qual muitos vão migrar para esse serviço inovador e exclusivo do Brasil. Confira mais a respeito!

Entenda POR QUE é necessário mudar para o FGTS Digital rapidamente
Mudança para o FGTS Digital! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Modalidades de saque

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço oferece diversas modalidades de saque, permitindo que os trabalhadores tenham acesso aos recursos depositados em suas contas vinculadas. Uma das modalidades mais comuns de saque é a demissão sem justa causa, na qual o trabalhador tem direito a retirar o saldo total de sua conta do FGTS, acrescido de multa rescisória de 40% sobre o valor total depositado pelo empregador.

Além disso, o FGTS pode receber saque em situações específicas, como a aposentadoria, aquisição de moradia própria, doenças graves, desastres naturais e mais. Nessas circunstâncias, os trabalhadores têm direito a sacar parte ou a totalidade do saldo do Fundo.

Com a pandemia de COVID-19, surgiram modalidades de saque emergencial do FGTS, permitindo que os trabalhadores pudessem acessar uma parcela do saldo. Essa medida visou fornecer alívio financeiro temporário aos trabalhadores afetados pela crise econômica decorrente da pandemia.

Por fim, é importante ressaltar que o acesso ao FGTS está sujeito a regulamentações específicas que podem variar de acordo com diretrizes do Governo e da Caixa. As informações sobre as modalidades de saque estão disponíveis em canais oficiais e devem ser consultadas pelos profissionais.

Veja também: ESSAS doenças possibilitam que o trabalhador saque TODO o FGTS; confira!

Necessário mudar para o FGTS Digital

Por conseguinte, a inclusão de novas tecnologias tornou mais fácil a vida de milhões de profissionais brasileiros. Dessa maneira, você precisa ser mais um dos que vão aproveitar o FGTS Digital.

Quer saber por que é tão necessário para mudar para essa alternativa? Venha com a gente e saiba mais a respeito dos benefícios da migração digital.

Em primeiro lugar, a data de vencimento vai mudar. Assim, o prazo para recolhimento do FGTS irá para o 20° dia do próximo mês ao da competência. No entanto, isso só passará a ser perceptível no próximo ano, quando o FGTS Digital vigorar em todo território nacional.

Enquanto isso, a segunda mudança diz respeito às competências anteriores, cujos empregadores deverão cumprir com suas obrigações através do sistema Conectividade Social, da Caixa Econômica Federal.

Ademais, o recolhimento dos valores será via PIX, e a emissão de boletos será por um QR Code, o qual vai possibilitar o pagamento pelo app ou site do banco do empregador.

Por fim, o eSocial será a fonte de dados utilizada para o processo de arrecadação. Em outras palavras, os valores do FGTS vão ser gerados com base nas informações postas lá. Portanto, o trabalhador deverá manter em dia a base dados para não haver problemas de cadastro.

Saiba mais: Veja como CONSULTAR as multas do FGTS pela internet: simples e rápido!