FGTS de setembro CHEGOU: descubra se você pode sacar

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço está entre os principais benefícios trabalhistas. Vem saber se você poderá ter acesso a esta quantia neste mês e aproveite ao máximo!

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos direitos trabalhistas mais conhecidos de todos os brasileiros que atuam com a carteira assinada. A novidade sobre este importante direito é que o pagamento do FGTS de setembro foi liberado. Será que você poderá ter direito a esta quantia?

É necessário que os beneficiários cumpram alguns requisitos para se ter direito a este dinheiro pago por meio da Caixa Econômica Federal. Desta forma, acompanhe este artigo para saber se você será um dos felizardos a receber esta quantia para aproveitar da forma que quiser a partir deste mês de setembro!

FGTS de setembro CHEGOU: descubra se você pode sacar
Confira se você poderá fazer o saque do Fundo de Garantia neste mês Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

FGTS de setembro: quem poderá fazer o saque e em qual período? Entenda

O saque deste dinheiro do FGTS de setembro estará disponível a partir do saque-aniversário. Ou seja, poderão receber todos aqueles que aderiram à modalidade de saque em questão. Como o próprio nome sugere, irão fazer o saque os trabalhadores nascidos no mês de setembro. Portanto, se você quer aderir a esta modalidade e nasceu neste mês, ainda é possível fazê-lo por meio do app do FGTS, que está disponível no Android e no iOS.

O saque da quantia ficará disponível em até três meses após o primeiro dia útil referente ao mês de aniversário. Confira abaixo a data do início de pagamento de cada mês e a data final da disponibilização deste dinheiro tanto para setembro como para os meses posteriores:

  • Em setembro, o dinheiro fica disponível a partir do dia 1º de setembro e seguirá até 30 de novembro;
  • Em outubro, o dinheiro fica disponível a partir do dia 2 de outubro e seguirá até 29 de dezembro;
  • Em novembro, o dinheiro fica disponível a partir do dia 1º de novembro e seguirá até 31 de janeiro de 2024;
  • Em dezembro, o dinheiro fica disponível a partir do dia 1º de dezembro e seguirá até 29 de fevereiro de 2024.

É importante lembrar ainda que as pessoas que optarem por esta modalidade não terão direito ao saque do FGTS caso sejam demitidos sem justa causa, que é o saque rescisão. Porém, seguirá disponível para saque a multa rescisória destas pessoas.

Veja também: Aniversariantes de setembro já podem ter acesso a SAQUE ESPECIAL do FGTS; saiba mais

De quanto é o dinheiro disponível por meio do saque aniversário? Entenda!

Como foi colocado anteriormente, a solicitação do saque-aniversário deve ser feita pelo próprio beneficiário. Esta solicitação pode ser tanto no aplicativo do Fundo de Garantia como também nos seguintes sites: https://internetbanking.caixa.gov.br/sinbc/#!nb/login ou http://fgts.caixa.gov.br/. Se preferir, o pedido também pode ser de forma presencial, em alguma agência da Caixa Econômica.

Alguns dias depois da solicitação, o dinheiro fica disponível por meio da conta poupança digital, que é o Caixa Tem, ou de outra conta que o beneficiário tenha, sendo ligada à Caixa ou não, mas desde que o trabalhador informe todos os dados necessários por meio do app do FGTS.

Quanto à quantia disponível no saque-aniversário, tudo vai depender do saldo que há nas contas. A alíquota liberada vai de 5% a 50% do valor total, além de uma parcela adicional, que pode ser de, no máximo, R$ 2,9 mil.

Saiba mais: Saque o FGTS através do app: passo a passo atualizado