FGTS anuncia novidade que vai deixar você mais perto do sonho da casa própria
Confira a possibilidade
De modo geral, ter uma casa própria é sonho de grande parte da população, senão, de toda ela. Isso porque, sair do aluguel é um desejo um tanto quanto comum. No entanto, o processo para ter acesso à uma casa própria, bem como a condição financeira necessário para isso, acaba tornando a opção totalmente inviável para a maioria dos indivíduos interessados.
Acontece, portanto, que uma nova atualização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), pode facilitar muito essa possibilidade. Trata-se de uma novidade que visa fornecer o direito da casa própria para milhares de brasileiros, bastando apenas que tenham acesso ao FGTS. Assim sendo, se você trabalha de carteira assinada, vale a pena conferir a novidade.

Confira a novidade do FGTS
Bem, como citado anteriormente, o sonho da casa própria, ainda que seja um tanto quanto comum, ainda é bem distante para a maioria dos brasileiros. Isso porque, o processo para financiar um imóvel, é um tanto quanto complicado, além de implicar diversas questões que podem ser completamente inacessíveis para os indivíduos interessados.
Desse modo, o Governo Federal autorizou uma nova possibilidade deo FGTS, que visa fornecer melhores condições de financiamento para aqueles que desejam adquirir a casa própria. Como a modalidade conta com o uso do Fundo, para participar, é necessário que os interessados estejam em plena comunhão com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Para que isso seja possível, os trabalhadores devem possuir registro em carteira. O foco está justamente em facilitar, o máximo possível, a concretização do sonho de adquirir um imóvel. O financiamento, portanto, promete comprometer o saldo do FGTS, assim como os depósitos futuros, a considerar o valor do imóvel em questão, juntamente com as taxas.
Veja também: Pagamento de nova rodada do FGTS começa HOJE; saiba se você tem direito
Regras do financiamento
Antecipadamente, ainda que a modalidade já tenha sido aprovada, ela ainda não está em vigor. No entanto, isso acontecerá em breve. De acordo com as informações divulgadas pelo Governo, a opção passa a valer em janeiro do próximo ano, em 2023. O tempo serve para que os bancos se planejem para ofertar a possibilidade, assim como os trabalhadores interessados.
Assim sendo, existem algumas regras para que seja possível solicitar esse tipo de financiamento. Dentre elas, está o valor da renda recebida. O trabalhador que desejar solicitar a contratação, deve ter a renda máxima mensal de R$2.400. Além disso, é válido enfatizar, que todos os depósitos futuros do FGTS do contratante, ficarão comprometidos. Logo, os indivíduos não poderão utilizar o Fundo para outras funções, até que o pagamento chegue ao fim.
Isso porque, trata-se de uma modalidade de financiamento consignado. Ademais, a possibilidade ainda está passando por alguns ajustes, mas acredita-se que o banco principal a oferecer o financiamento, será a Caixa Econômica Federal. A estimativa é em virtude da Instituição ser responsável pelas contas do FGTS. Por fim, é necessário aguardar mais informações acerca da possibilidade.
Veja também: ATENÇÃO: prazo final para sacar o FGTS extraordinário está chegando!