Ferramentas de Marketing: Conheça as melhores para otimizar suas campanhas

Atualmente, estas ferramentas são fundamentais para que você consiga colocar o seu negócio cada vez mais para a frente. Conheça quais são elas e comece a utilizá-las!

As ferramentas de marketing são essenciais para proporcionar um melhor andamento ao seu negócio. Graças aos diversos avanços tecnológicos ocorridos, frequentemente surgem diversos mecanismos que permitem um trabalho de marketing mais produtivo.

Todas essas ferramentas surgiram devido às várias demandas que se tornaram necessárias com o crescimento do marketing. Com um mercado em expansão, uma quantidade maior de tarefas precisa ser tratada através de mecanismos mais capazes. Logo, compreender quais são as melhores ferramentas de marketing não só vai garantir um melhor andamento do seu negócio, como aumentará a qualidade dele a um nível jamais visto antes.

Como Escolher a Ferramenta de Marketing Certa para suas Necessidades

A escolha das ferramentas de marketing precisa considerar o modo que sua empresa trabalha, as condições dela e o alcance de funções que o mecanismo oferece. Através desses três pontos, é possível encaixar ferramentas capazes de atender as demandas do seu negócio com um bom custo.

Definindo suas necessidades e objetivos

A escolha de boas ferramentas de marketing depende da definição das necessidades de seu negócio e criar objetivos capazes de satisfazer essas demandas. Para você fazer isso, é preciso analisar a situação da sua empresa através dos seguintes pontos:

  • Quais são as avaliações dos clientes?
  • Quais são as demandas dos funcionários da empresa?
  • O quanto a empresa precisa crescer até determinado período?

As avaliações dos clientes são peças cruciais para o julgamento da qualidade dos serviços prestados e percepção das necessidades dos compradores. Consequentemente, com esses dados, é possível compreender quais ferramentas podem ajudar a corrigir as falhas relatadas e evitar futuros problemas.

As demandas dos funcionários da empresa também são muito importantes para avaliar como está a qualidade do ambiente de trabalho. Pelo fato das ferramentas influenciarem diretamente o modo de trabalhar dos funcionários, ter em mente as avaliações do seu negócio ajudará na escolha dos melhores mecanismos para resolução de problemas e possibilidade de crescimento daqueles profissionais.

Por último, ter noção do crescimento da empresa é de vital importância para a escolha da ferramenta porque ela precisará acompanhar os objetivos do negócio. Visto isso, é essencial escolher ferramentas capazes de auxiliar toda a equipe a cumprir as metas necessárias para o crescimento da empresa.

Comparando as diferentes ferramentas

Para mostrar a você como as ferramentas de marketing podem se diferenciar, montamos duas tabelas simples para comparar alguns mecanismos do mesmo serviço. Cabe começar pelo gerenciamento de mídias sociais:

FerramentaFuncionalidades
BufferAjuda o seu negócio a administrar diversas redes sociais com poucas opções de manuseio. Em troca, é mais econômico.
Sprout SocialPropor a montagem mais completa possível para administração com diversas ferramentas, só que com um preço mais elevado.

 

Note que na tabela acima, as ferramentas escolhidas foram as mais populares do mercado e as diferenças acontecem justamente nas capacidades de cada uma. Cabe a você avaliar qual é a profundidade de conteúdo necessária no seu negócio e escolher a que se encaixa melhor. Cabe seguir agora para a tabela de e-mail marketing:

FerramentaFuncionalidades
MailChimpObtenção e fidelização de clientes através de diversas formas no e-mail.
SendinBlue (Brevo)Fidelização de clientes através de e-mail, chat, SMS e várias formas de conversa.

 

As ferramentas de e-mail marketing vão se diferenciar no volume e na maneira que possibilitam ao usuário montar conteúdos. Perceba como empresas que possuem cursos, por exemplo, precisam investir constantemente em ferramentas de e-mail capazes de possibilitar uma melhor personalização de mensagens.

Não se preocupe que mais adiante teremos uma descrição mais aprofundada sobre as funcionalidades de cada uma das ferramentas. O importante desta tabela é mostrar para você que, apesar de várias ferramentas terem a mesma proposta, a forma de trabalho delas se diferencia muito e cabe a sua equipe verificar qual é a mais adequada.

Considerações de custo-benefício

O custo-benefício de cada uma das ferramentas mostradas vai depender da disponibilidade de recursos da empresa junto das funcionalidades oferecidas pela plataforma. Por isso, a pesquisa é fundamental para garantir que os custos poderão ser arcados e que esses gastos trarão ganhos ao negócio.

Maximizando o Uso de Ferramentas de Marketing

A maximização do uso de ferramentas de marketing pode ser resumida em um tópico: facilitar o máximo possível o trabalho da empresa.

Maximizando o Uso de Ferramentas de Marketing
Fonte/Reprodução: original

Ao ter isso em mente, é possível aplicar qualquer mecanismo interessante de acordo com as necessidades do momento e usar de maneira inteligente.

Implementando ferramentas de marketing de forma eficaz

Para implementar ferramentas de marketing da maneira mais eficiente possível, é preciso levar em conta o estado atual da sua empresa, a adaptação da equipe e conhecimento dos mecanismos. Por isso é indispensável a capacitação dos profissionais para o uso dessas ferramentas.

Capacitar a equipe é o passo mais fundamental, pois além de fortalecer os vínculos profissionais, auxilia na melhora do profissionalismo de cada um dos componentes. Através disso, será possível fazer um uso consciente e objetivo das ferramentas de marketing.

Medindo o sucesso e fazendo ajustes

Para medir a eficácia das ferramentas de marketing você precisa registrar os dados que sua empresa demonstrava antes da implementação e comparar após o uso das ferramentas. No entanto, para fazer essa comparação e ter conclusões mais precisas, você precisa considerar:

  • O momento que sua empresa viveu durante o uso da ferramenta;
  • Esperar o processo de adaptação ao uso das ferramentas para medição de resultados.

É importante, mais uma vez, levar em consideração o contexto que sua empresa estava no momento em que a ferramenta foi implantada. Isso serve para uma previsão de resultados mais precisa e de acordo com a realidade de uso máximo do mecanismo.

Junto a isso, é preciso ter bastante paciência porque a depender do grau de complexidade da ferramenta, é necessário um maior tempo para adaptação. Ao ter a adaptação completa, será possível um uso com o máximo de eficiência possível e, consequentemente, resultados mais precisos a respeito da ferramenta.

Você não pode esperar, por exemplo, que uma empresa que passou a usar uma ferramenta X colha os resultados do dia para noite, certo? É preciso levar em conta um período adequado, cerca de 1 ou 2 meses, de uso da ferramenta para a verificação da eficiência.

Em paralelo a esse ponto, é preciso observar a qualidade do profissional que manuseou as ferramentas escolhidas. De nada adianta ter uma ferramenta de qualidade impecável com uma pessoa que não sabe manuseá-la adequadamente e cumprir os objetivos exigidos.

Esses dois fatores juntos podem definir o quão eficiente é a aplicação das ferramentas de marketing e, através disso, mostrar à sua equipe quais alterações podem ser feitas.

Ferramentas de Marketing de SEO

O marketing de SEO é o responsável por garantir que seu negócio estará bem posicionado nos motores de busca. Para a realização dessa tarefa de uma forma bem eficiente, trouxemos 3 ferramentas essenciais para o melhor marketing de SEO que só necessita de adaptação ao seu tipo de negócio.

Descrição e importância do SEO no Marketing Digital

O Search Engine Optimization (SEO), que em tradução fica como” otimização de motores (ou mecanismos) de busca”, é a área do marketing responsável por entender como o conteúdo precisa ser construído para atender os mecanismos de busca.

Quando você realiza uma pesquisa sobre qualquer tipo de produto, o mais provável é clicar na primeira página que aparece. Entretanto, você já se perguntou qual é o motivo dela estar em primeiro lugar? Não à toa, o SEO é o responsável por garantir aquele posicionamento.

Portanto, ter um SEO bem estruturado vai permitir que o seu negócio seja visto por mais pessoas interessadas e garantir, dessa forma, um maior crescimento do seu público.

Revisão das principais ferramentas de SEO

As ferramentas de SEO, por sua vez, possuem a função de auxiliar a sua equipe a adaptar o seu negócio aos padrões necessários para um bom ranqueamento nos motores de busca. Separamos, portanto, 3 ferramentas muito utilizadas tanto pelo preço como pela qualidade.

SEMRush

O SEMRush é uma das ferramentas de marketing de maior referência no mercado graças à quantidade de possibilidades que ela oferece. Algumas de suas funcionalidades são:

  • Auxiliar no estudo de mercado;
  • Ajudar no aprimoramento da performance;
  • Estudo de palavras-chave;
  • Estudo de redes sociais;
  • Auditorias de SEO.

O diferencial principal do SEMRush para outras ferramentas é a quantidade de opções, já que ele é referência mundial no mercado. Com isso, os planos para o uso da ferramenta por mês são três: $119,95, $229,95 e $449,95.

Moz

A Moz é a ferramenta ideal para quem trabalha com marketing de conteúdo já que ela é capaz de usar diversas técnicas para analisar o SEO de um site. Algumas das funcionalidades do Moz, portanto, são:

  • Explorador de palavras-chave;
  • Explorador de links;
  • Análise de página;
  • Rank Tracker;
  • Domain Authority;
  • Moz Rank e Moz Trust.

Como diferencial, a Moz é a capacidade de avaliar a qualidade de conteúdo em paralelo com o SEO. Devido a isso, ela é uma ferramenta bastante completa e seus planos para uso são de $99 e vão até $599, este último sendo a versão premium.

Google Search Console

O Google Search Console é uma excelente alternativa para observar a eficiência de sites que contém páginas indexadas no buscador. A ferramenta possui as seguintes capacidades:

  • Observar o fluxo e tráfego;
  • Compreender o comportamento das páginas;
  • Observar quais palavras-chave geram maior ranqueamento dos conteúdos.

Por fim, o grande diferencial do Google Search Console está na praticidade para aquisição das informações e no seu preço já que é um serviço gratuito. Assim ele é ótimo para verificar como o Google compreende a relevância do seu site.

Ferramentas de Marketing de Gerenciamento de Mídias Sociais

O desenvolvimento das redes sociais é um dos principais fatores responsáveis pelo grande aumento do marketing digital. Com esses recursos, é possível se comunicar com qualquer pessoa do globo e as ferramentas de marketing tem o objetivo de trazer o maior aproveitamento possível dessas relações ao seu negócio.

A importância das redes sociais no Marketing Digital

As mídias sociais são atualmente recursos indispensáveis para a comunicação com o público e captação de novas pessoas interessadas em seu negócio. Devido ao grande desenvolvimento dos aplicativos de comunicação, a exemplo do Instagram, a empresa pode utilizar dessas ferramentas para marcar presença e garantir uma boa visibilidade no cenário das redes.

Revisão das principais ferramentas de gerenciamento de mídias sociais

Por fim, com toda essa apresentação de conceitos, cabe apresentar 3 excelentes ferramentas para você ser capaz de gerir as mídias sociais de sua empresa. A praticidade, qualidade e reputação no mercado foram os critérios para escolher essas opções.

Hootsuite

A Hootsuite é uma ótima ferramenta para criar bons conteúdos e aumentar o engajamento deles através de um mapeamento de clientes em potencial, agendamento de postagens e oferecimento da ideia de como as pessoas enxergam o seu negócio. O diferencial dessa ferramenta está na simplicidade e existem 3 planos principais: um de US$99 por mês, outro de US$249 por mês e um de US$749.

Buffer

A Buffer é bem conhecida pela simplicidade e pela economia que é possível realizar. Mesmo que não ofereça tantas funcionalidades como a Hootsuite, a Buffer é uma excelente opção para os iniciantes aprenderem a utilizar e oferece recursos suficientes como:

  • Agendar publicações;
  • Frequência de postagem;
  • Construção da landing page;
  • Análise de repercussão.

Todas essas capacidades são suficientes para qualquer empresa administrar bem as suas redes sociais e os planos do Buffer variam de $6 e vão até $12 por mês para cada mídia. Caso seu negócio tenha mais de 10 canais, existe o plano de agência e essa plataforma oferece o uso gratuito com algumas funcionalidades interessantes.

Sprout Social

Por último, a Sprout Social é referência quando se trata de disponibilidade de dados para empresas usarem durante a gestão de suas mídias sociais. Através da plataforma intuitiva e agradável ao usuário, as principais funcionalidades disponíveis são:

  • Agendamento de publicações;
  • Comunicação inteligente por e-mail;
  • Análise de resultados;
  • Descoberta de tendências;
  • Ampliação do alcance social.

Cabe falar a respeito da mensalidade dos planos. O seu primeiro plano custa US$ 249 e cada funcionário a mais custa US$ 199. No segundo, o valor sobre para US$ 399 e o acréscimo de funcionário custará US$ 249. Por fim, o terceiro plano custa US$ 499 e adicionar mais um profissional vai custar US$ 349. Caso nenhum desses te atenda, é possível adquirir um plano personalizado.

Ferramentas de Marketing de Conteúdo

O conhecimento das ferramentas de marketing de conteúdo permitem que a empresa conheça quais são os assuntos mais importantes de se trabalhar naquele momento.

Ferramentas de Marketing de Conteúdo
Fonte/Reprodução: original

O julgamento acontece através da interpretação de uma série de dados que as ferramentas dessa área fornecem aos profissionais.

O papel do Marketing de Conteúdo no Marketing Digital

O marketing de conteúdo é a área do marketing digital que ditará como os conteúdos precisam ser produzidos para o seu negócio. Através dele, a sua empresa vai tratar de assuntos interessantes e através deles aumentar o grau de confiança dos clientes junto com a atração de usuários interessados.

Por exemplo, se uma empresa vende serviços de carros, é interessante saber quais são os conteúdos que o público consumidor mais prefere. Com isso, os clientes se sentem mais atraídos e interessados pela forma que aquela empresa trata dos assuntos e tendem a comprar mais nela.

Revisão das principais ferramentas de marketing de conteúdo

Todas as ferramentas de marketing de conteúdo vão ter a característica de auxiliar os criadores de conteúdo a fazer materiais que interessem ao público. Separamos, portanto, 3 ferramentas capazes de atender a essas demandas de diferentes formas.

HubSpot

O HubSpot é uma das ferramentas mais recomendadas para a sua empresa atrair o público mais promissor e interessante, tanto para os experientes como os novatos. Além disso, a inteligência da plataforma permite que você:

  • Realize mais conversões de landing pages;
  • Execute campanhas mais precisas;
  • Atrair mais anúncios.

Todas essas são as principais funções realizadas através de diferentes formas pela ferramenta. Os planos da HubSpot estão entre 45 dólares por mês no inicial, 800 dólares no segundo e 3.600 dólares no mais avançado de todos. Você também pode começar pela área gratuita disponível pela plataforma.

CoSchedule

A CoSchedule tem como grande destaque a capacidade de organizar todos os seus conteúdos e proporcionar a montagem deles em um só lugar. Temos as seguintes funcionalidades:

  • Calendário editorial;
  • Identificar conteúdos populares;
  • Controle de tarefas para a equipe;
  • Importação de documentos do Docs.

Ela possui um teste gratuito e o seu primeiro plano custa 29 dólares por mês. Também existe a opção de plano personalizado para caso a sua empresa precise de funcionalidades muito específicas.

BuzzSumo

A BuzzSumo, por fim, é a ferramenta que permite você pesquisar diversas coisas essenciais para a formação do seu marketing de conteúdo. Ela atende a essa demanda de pesquisa através de algumas funções como:

  • Influenciadores em alta;
  • Explorar a internet através da busca instantânea;
  • Exportação de dados;
  • Análise de concorrência.

Com a profundidade dessas funcionalidades, é possível saber com maior precisão quais decisões precisam ser tomadas nos conteúdos da empresa. Os planos do BuzzSumo variam entre US$ 99 e US$ 299 por mês.

Ferramentas de PPC (Pay-Per-Click)

O Pay-Per-Click (PPC) é a área do marketing digital responsável pela criação de anúncios e administração deles. Você provavelmente já precisou esperar aqueles 15 segundos no YouTube ou qualquer plataforma de vídeos antes de assistir ao conteúdo devido aos anúncios. No entanto, já se perguntou quem os controla? Bem, essa é a função do PPC que é muito facilitada através de diferentes ferramentas.

Descrição do PPC e seu papel no Marketing Digital

O PPC tem a função de criar e gerenciar os anúncios que aparecem em seu site. Através do sistema de pagamento por clique, a empresa consegue, com anúncios mais interessantes, aumentar o tráfego em sua plataforma. Com isso em mente, existem ferramentas de marketing capazes de verificar a intensidade dessa navegação e a qualidade dela.

Revisão das principais ferramentas de PPC

Como podemos notar, ter o controle da qualidade do que é anunciado é essencial para a manutenção do bom relacionamento com o público e estabilidade da empresa. Por isso, confira 4 ferramentas completas para a realização dessa função com a melhor qualidade possível.

Google Ads

Antigamente conhecido como Google AdWords, é uma das mais conhecidas ferramentas de marketing e se trata da exibição de seu anúncio pelo Google em pesquisas online por produtos ou serviços que seu negócio oferece.

O seu diferencial está na simplicidade e qualidade devido ao tempo presente no mercado já que o AdWords nasceu em 2000 e sofreu diversas mudanças até o estado atual. O custo vai depender do planejamento da empresa, pois é possível utilizar esse recurso a partir de R$ 5,00 diários.

Bing Ads

O funcionamento é praticamente o mesmo do Google Ads, com a diferença que o Bing Ads é uma ferramenta da Microsoft que divulga páginas de acordo com as palavras-chave relacionadas. Seu principal diferencial são algumas características peculiares como réguas de segmentação e anunciação em três plataformas: Yahoo!, MSN e o Bing.

Pelo fato da concorrência ser menor no Bing Ads, é possível utilizar esse fator para favorecer as campanhas do seu negócio. Por isso, o custo costuma ser negociado durante a contratação da plataforma.

Facebook Ads

Com o Facebook Ads é possível criar anúncios e divulgá-los na rede social Facebook. Ele é um clássico, assim como o Google Ads, principalmente para os trabalhadores de marketing mais veteranos. Por fim, é preciso gastar pelo menos um dólar por dia para anunciar nesta plataforma.

O principal diferencial do Facebook Ads é a eficiência, visto que a plataforma é capaz, por sua própria configuração, buscar por pessoas mais interessadas em seu negócio. Isso permite uma conversão mais interessante, mais otimização e maior audiência nos anúncios.

Native Ads

O Native Ads é um método diferente dos comuns para ganho de publicidade, já que não possui um padrão estabelecido. A sua aparição se dá como algo recomendado sem que prejudique a experiência do usuário e ajuda a captar pessoas que não conhecem e nem pesquisam seu negócio. O seu custo vai depender da plataforma escolhida para criação do anúncio que, entre as mais populares, estão a Outbrain e Taboola.

As ferramentas de anúncio, como você pode ver, são muito semelhantes, mas apresentam particularidades que só a prática com cada uma delas pode trazer. No entanto, pelos anúncios serem uma etapa muito cuidadosa e delicada para qualquer empresa, acesse os links deixados nas palavras para ter acesso ao que os criadores das ferramentas explicam ao seu respeito. Através disso, é possível complementar mais ainda a explicação trazida.

Ferramentas de E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das áreas mais antigas e respeitadas do marketing digital. Conhecer as ferramentas desse setor permite um melhor tratamento dos clientes de seu negócio e garantir uma divulgação de campanhas de forma consistente e eficiente.

A relevância do E-mail Marketing no cenário digital atual

Por maior que seja o desenvolvimento de diversas formas de comunicação, o e-mail ainda é uma das mais eficientes para interagir com pessoas interessadas.

Uma das funcionalidades mais interessantes do e-mail marketing é a montagem de lista de contatos. Com esse recurso que a ferramenta possibilita, é possível selecionar os contatos mais promissores para o seu negócio e julgar, mediante diversos critérios, como tratar cada um deles. Essa disposição de tarefas rende muitos ganhos ao seu time e, consequentemente, ao seu negócio.

Caso deseje, você pode fazer um experimento interessante e simples. Pegue papel e caneta e selecione 10 contatos para fazer a seguinte pergunta:

  • Qual dos três você tem: Instagram, Facebook ou E-mail?

Já adiantamos que as respostas terão variações exceto em um detalhe: a grande maioria responderá que possui contas de e-mail.

Revisão das principais ferramentas de email marketing

As ferramentas de e-mail marketing precisam de uma atenção especial pelos trabalhadores do marketing devido a toda sua influência nesse cenário. Por isso, 2 ferramentas foram separadas para você fazer o melhor uso.

Mailchimp

Através do Mailchimp, você pode organizar suas campanhas de marketing através de e-mail com as diversas funcionalidades como sugestões de otimização da inteligência artificial, envio de mensagens em hora e segmentação de clientes.

Essas tecnologias permitem que sejam enviadas diversas mensagens na hora correta para pessoas interessantes ao seu negócio. Junto a isso, é possível analisar a eficiência da estratégia aplicada. Seu preço de plano mensal está entre R$ 55,00 e pode chegar até R$ 1.650 com a disponibilidade de um teste gratuito.

Brevo

Antiga SendinBlue, é uma excelente opção para a construção de relacionamentos bons com os clientes através de e-mails e outros canais de comunicação. O destaque da ferramenta, no entanto, vai para a capacidade de oferecer boas funcionalidades para campanhas de e-mail como:

  • Análise dos resultados;
  • Criação do visual da campanha;
  • Bom uso de landing pages;
  • Escrita de e-mails profissionais.

Através disso, a plataforma se tornou referência e possibilitou o crescimento de diversas empresas que a contrataram. Seus planos custam mensalmente R$ 95, R$ 249, um plano personalizado e, assim como MailChimp, a Brevo possui um teste gratuito.

Pode-se notar que as ferramentas de marketing possuem muito potencial para facilitar o andamento das áreas de qualquer negócio e aumentar a eficiência delas. No entanto, é preciso estar atento às funcionalidades de cada uma e estudar se os custos que serão necessários para uma implementação podem ser cumpridos.