Novo recurso do WhatsApp promete DESFOCAR imagens; saiba como fazer

Ferramenta está em fase de teste no WhatsApp Desktop beta.

Os aplicativos, especialmente os de redes sociais, passam por constantes atualizações em prol da melhoria da usabilidade e em busca da melhor experiência para o usuário. Está em fase de teste uma mudança que divide opiniões, o WhatsApp vai permitir desfocar imagens.

O recurso está sendo testado por meio do WhatsApp Desktop beta. A ferramenta vai permitir editar as imagens com o desfoque, antes delas serem enviadas na conversa, ocultando assim partes da imagem que o usuário não queira expor ou prefira preservar.

A opção já é usada em editores de fotos e em alguns sites, que “borram” partes de imagens que contém placas de veículos, cenas de crime e acidentes com feridos e mortos. É uma forma de preservar pessoas e informações, evitar gatilhos e diminuir o impacto de cenas chocantes.

Novo recurso do WhatsApp promete DESFOCAR imagens; saiba como fazer
Ferramenta só está disponível no momento na versão desktop beta. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como vai funcionar?

O recurso fica no editor de desenho do aplicativo e vai permitir ocultar informações secretas ou confidenciais. A imagem poderá ser desfocada de duas formas diferentes, com a opção de efeito alternativo. O usuário também poderá escolher o tamanho da área que será desfocada e a intensidade do efeito “borrado” ou “quadriculado”.

A opção aparece apenas quando o usuário tenta enviar o arquivo, sendo uma opção a mais de edição. Até o momento não tem como aplicar o efeito apenas no fundo da imagem, só é possível desfocar partes do conteúdo por completo ou a foto inteira.

Se você usa o WhatsApp Desktop beta confira o passo a passo para desfocar as imagens:

  1. Faça login na sua conta;
  2. Abra uma conversa e clique no botão de clipe;
  3. Em seguida, escolha “Fotos e vídeos”;
  4. Selecione um arquivo do computador;
  5. Clique no ícone de fundo transparente, no menu superior;
  6. Ajuste a área do desfoque;
  7. Use os botões na parte inferior para trocar o tipo de efeito e a intensidade;
  8. Pressione “OK” para concluir.

Veja também: Método discreto para descobrir se algum contato está ONLINE no WhatsApp

Quando poderei usar o WhatsApp para desfocar imagens?

Como a ferramenta se encontra na fase de teste iniciais, por enquanto ela ainda não será lançada para todos os dispositivos, pois pode passar por mudanças. Além disso, é preciso analisar os resultados do seu uso na versão beta. Sendo assim, é impossível dizer quando o desfoque estará disponível para todos, ele pode inclusive ser descartado.

Outro ponto é que o desfoque está funcionando apenas na versão 2.2241.2 do WhatsApp Web Beta, ainda não foram iniciados os testes para celular. Para tirar a prova é só tentar enviar uma imagem pelo mensageiro e verificar se a ferramenta aparece como opção na edição, antes de enviar a mensagem.

Enquanto aguada, os usuários mais ansiosos pelo uso da novidade podem manter o WhatsApp sempre atualizado para a versão mais recente, dessa forma, se e quando o recurso for incorporado estará disponível para ser prontamente utilizado.

Veja também: Saiba QUANDO o WhatsApp passará a COBRAR pelo uso do aplicativo; confira como isso ocorrerá