Novo FERIADO em novembro? Saiba se no seu estado haverá FOLGA!

No dia 20 de novembro, muitos estados optam por comemorar um feriado que, até o momento, não é oficial no Brasil. Saiba do que se trata e veja se você vai folgar!

Todo brasileiro adora um feriado, já que é uma data em que se pode descansar, especialmente quando cai em dias úteis. Entretanto, as datas também servem como uma lembrança histórica de algum acontecimento importante, como é o caso do dia 20 de novembro. Infelizmente, nem todos os estados podem aproveitar esse momento especial. 

Nesse sentido, caso você esteja curioso para entender qual o significado dessa data, o que ela comemora e quais estados estão cotados para viverem o momento, continue acompanhando a matéria a seguir. 

O feriado do Dia da Consciência Negra não é comemorado em todo o Brasil. Saiba se a sua região vai conceder o dia de folga!
O feriado do Dia da Consciência Negra não é comemorado em todo o Brasil. Saiba se a sua região vai conceder o dia de folga! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que significa o feriado de 20 de novembro? Todos comemoram?

A princípio, no dia 20 de novembro, em algumas regiões do país, se comemora o Dia da Consciência Negra, cuja data foi escolhida para lembrar da morte de Zumbi dos Palmares, revolucionário que lutava contra a escravidão no país. Por essa razão, trata-se de um marco histórico importante para a cultura brasileira, embora nem todos os locais a comemorem. 

Apesar de ser um momento de grande importância, não são todos os estados, muito menos o país, que comemoram esse dia oficialmente. Para se ter ideia, de acordo com um levantamento da Fundação Cultural Palmares, apenas 1.260 cidades comemoram o dia 20 de novembro oficialmente como feriado. 

Por exemplo, nas cidades de Campinas, São Paulo e Santo André haverá comemoração, embora em outros municípios do estado de São Paulo esta não seja uma realidade. Dos estados que consideram a data como especial, podemos citar o Amazonas, Alagoas, Rio de Janeiro e o Amapá. 

Vale destacar que o Dia da Consciência Negra entrou para o calendário escolar no ano de 2003, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mas não se tornou um feriado nacional mesmo assim. 

Veja também: Você tem cartão do Bradesco? Então você precisa conferir a nova promoção dos 90 MIL pontos

Proposta está em tramitação

Atualmente, está em tramitação um projeto de lei que visa transformar o Dia da Consciência Negra em um feriado nacional, projeto que já recebeu aprovação do Senado e que, agora, está aguardando uma decisão da Câmara dos Deputados. Basicamente, para que o feriado funcione, é necessário considerar alguns pontos:

  • Funcionalismo público: os servidores do âmbito federal não participam do ponto facultativo, uma vez que o feriado não é nacional;
  • Funcionários estaduais e municipais: nesse caso, a opção de considerar o feriado fica a cargo dos municípios e estados;
  • Empresas privadas: nas cidades e estados em que o Dia da Consciência Negra é instituído por lei, é obrigação das empresas concederem dispensa para seus funcionários. Se isso não acontecer, os trabalhadores devem receber em dobro ou então têm a chance de compensar a folga em outra data.

No fim das contas, é importante ficar consciente dos estados em que o feriado é comemorado, uma vez que tudo depende das legislações vigentes. Até que a proposta termine de tramitar, recebendo aprovação de todas as instâncias e a sanção do presidente Lula (PT), aí sim todo o Brasil poderá considerá-la como uma oportunidade nacional de descanso. 

Veja também: Veja em quais estados será FERIADO no dia 20 de novembro: talvez você possa folgar