Afinal, quando será feito o pagamento do PIS/Pasep 2024? Confira!

O abono salarial do PIS/Pasep é pago anualmente para os trabalhadores brasileiros, que já estão aguardando pela divulgação do calendário de 2024. Confira o que se sabe até o momento sobre o assunto!

Os cidadãos brasileiros que atuam por meio da Consolidação das Leis do Trabalho ou por meio do Regime jurídico estatutário podem ter acesso a diversos direitos trabalhistas, como férias remuneradas, conta aberta no FGTS, pagamento de 13º salário, seguro desemprego e ainda os pagamentos que se referem ao abono salarial pago anualmente pelo PIS/Pasep.

O abono salarial é voltado para os trabalhadores que trabalham com carteira assinada por um período determinado de tempo. O Programa de Integração Social (PIS) é pago para os funcionários de empresas privadas e os valores são depositados pela Caixa Econômica Federal. O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), por sua vez, é destinado aos servidores e funcionários públicos e os pagamentos são feitos pelo Banco do Brasil.

Os pagamentos do PIS/Pasep 2023 já foram depositados para os trabalhadores brasileiros e muitos já estão no aguardo do depósito dos valores em 2024. Portanto, confira a seguir o que se sabe até o momento sobre os pagamentos do abono salarial do próximo ano!

Calendário do PIS/Pasep 2024 ainda não foi divulgado. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quando serão liberados os pagamentos do PIS/Pasep 2024?

O PIS/Pasep representa uma renda extra para diversos trabalhadores brasileiros e os valores são liberados anualmente. No ano que vem, o pagamento será feito relativo ao ano de 2022. Contudo, apesar do próximo ano já estar batendo na porta, ainda não foi divulgada uma previsão de quando os valores referentes ao abono salarial serão depositados.

Normalmente, o calendário do PIS/Pasep é divulgado no mês de dezembro. Diante disso, a expectativa é que as datas de liberação venham a ser informadas para os trabalhadores ainda neste mês. Em relação ao pagamento, caso siga o padrão dos últimos anos, ele deverá ser feito de forma oficial no mês de fevereiro.

No entanto, é importante ressaltar que, devido ao fato do calendário ainda não ter sido divulgado, ainda não se sabe quando serão concedidos os valores. No entanto, apesar de ainda não ter sido feita uma confirmação por parte do governo, já é possível que os trabalhadores tenham conhecimento se terão direito ou não aos valores, levando em consideração o fato de que as regras para a liberação do abono não foram modificadas.

Confira também: Cotas do PIS/Pasep: pagamentos já começaram, confira o prazo de saque

Quem pode ter acesso ao abono salarial do PIS/Pasep?

O abono salarial do PIS/Pasep pode ser sacado pelos trabalhadores que estejam inscritos no programa há pelo menos cinco anos. Vale ressaltar que a inscrição é feita de forma automática durante o primeiro registro formal de trabalho.

Para ter acesso ao pagamento anual, ainda é necessário ter realizado alguma atividade formal por, pelo menos, 30 dias durante o ano-base, além de ter remuneração mensal de até dois salários mínimos. Além disso, ainda é exigido que o trabalhador esteja inscrito e com os dados atualizados no Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

Saiba mais: Divulgados NOVOS detalhes sobre o pagamento do PIS/Pasep: confira todas as informações disponíveis até agora!