Veja como fazer o cadastro na conta gov.br nível ouro ou prata: Valores a Receber e e-CAC exigem grau elevado!

Descubra como ter acesso a uma conta prata e ouro para resgate do dinheiro "esquecido" liberado pelo Banco Central

O Banco Central anunciou que os brasileiros vão ter direito a resgatar um valor “esquecido” em conta de pessoa jurídica e física, em um total de R$ 8 bilhões que começaram a ser resgatados na última segunda-feira (7). Entretanto, é preciso ter cadastro na conta gov.br nível ouro ou prata para ser acesso ao dinheiro.

Inicialmente, para saber se tem acesso a algum valor, é preciso realizar uma consulta no site criado pelo próprio Banco Central, (https://valoresareceber.bcb.gov.br/) verificar o valor a ser resgatado e o período para retirada do valor. Entretanto, para consultar o dinheiro é necessário ter o nível “ouro” ou “prata” na conta gov.br, e muitas pessoas estão com dúvidas de como fazer isso.

Veja como fazer o cadastro na conta gov.br nível ouro ou prata
Imagem: Divulgação/Youtube

Como criar uma conta no gov.br?

O primeiro passo que você tem que tomar é criar uma conta no gov.br, que é gratuita. Para isso, existem 3 maneiras de ter acesso ao sistema:

  • Site – (https://sso.acesso.gov.br)
  • App gov.br  – IOS (https://apps.apple.com/br/app/gov-br/id1506827551)
  • App gov.br – Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.meugovbr&hl=pt_BR&gl=US)

Com a conta criada, você vai perceber que para ter acesso ao serviço de resgate do valor “esquecido” vai precisar que a conta seja prata ou ouro. Isso porque, inicialmente, sua conta será bronze e é preciso seguir alguns procedimentos para subir de nível.

Veja tambémTop 5 apps que pagam em até 24h; saques via PIX são verdadeiros?

Como aumentar de nível para prata e ouro?

Durante o processo de login dentro da conta no gov.br, a pessoa já recebe a informação de qual o nível da conta. Em seguida, para aumentar, é preciso acessar a aba “Privacidade/Selos de Confiabilidade”. Entretanto, cada um dos níveis procede de forma diferente. Veja abaixo selecionamos cada uma delas:

Nível prata

  • Validação com uso de reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br  que vai realizar a conferência da sua foto enviada no sistema de bases da Carteira de Habilitação (CNH)
  • Validação de todos os dados pessoais cadastrados online diretamente no banco credenciado
  • Validação da senha e outros dados necessários dentro SIGEPE, isso para pessoas que atuem como servidor público federal

Veja também: Repescagem dos Valores a Receber do Banco Central: Perdeu o prazo? Veja todas as datas

Nível ouro

  • Validação do rosto dentro do aplicativo gov.br para analisar se realmente a pessoa que está abrindo a conta é a mesma que está acessando o app;
  • Validação dos seus dados pessoas com as informações junto ao ICP-Brasil

Lembrando que o Banco Central está liberando o resgate do valor pelo ano de nascimento. Assim, verifique junto ao sistema se você tem valores para receber, qual a data de pagamento e como é feito a transferência via Pix para a sua conta em outro banco.