Farmácia Popular: O que é, como funciona e como utilizar…

Farmácia Popular: o que é, como funciona e como utilizar – Programa já atendeu mais de 38 milhões de brasileiros em 10 anos! Veja como tirar proveito dessa ação do Governo Federal.

Conheça as principais informações sobre uma das principais ações do Governo Federal para a área da saúde! Entenda o que é esse programa e como funciona o acesso a medicamentos para quem precisa e possui uma situação financeira menos estável!

Farmácia Popular – Hoje em dia todos os brasileiros possuem as mesmas preocupações independente da região do país e da classe social. Acesso à educação e saúde de qualidade são direitos básicos que devem ser garantidos para toda a população.

É por isso que surgem ações como o Farmácia Popular com a intenção de ajudar principalmente quem possui uma baixa renda familiar mensal. São muitos estabelecimentos credenciados que poderão ser procurados por cidadãos de todo o país.

Farmácia Popular- o que é, como funciona e como utilizar

Sabendo disso, selecionamos mais informações sobre essa ação específica. Saiba o que é e como funciona esse programa que foi criado para brasileiros que desejam acesso a medicamentos sem precisar se preocupar com o seu valor total. Confira!

Programa Farmácia Popular o que é

Afinal, o que é Programa Farmácia Popular? Muitas pessoas já ouviram falar mas não sabem exatamente o que é essa ação. Para quem ainda não sabe, o programa foi criado em 2004 com a intenção de oferecer à população brasileira uma alternativa a mais para acesso aos medicamentos que são considerados essenciais.

Esse movimento cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Hoje em dia o programa Aqui tem Farmácia Popular funciona através do credenciamento de farmácias e drogarias comerciais. Essa é uma boa estratégia já que ajuda os estabelecimentos na função prática de distribuição e varejo.

Farmácia Popular Como Funciona

Mas afinal, como funciona Farmácia Popular? Hoje em dia são oferecidos medicamentos totalmente gratuitos para hipertensão (pressão alta), asma e diabetes. Além disso é possível encontrar medicamentos com até 90% de desconto para rinite, osteoporose, colesterol alto (dislipidemia), Parkinson e glaucoma. Pelo sistema de copagamento ainda é possível garantir através dessa ação fraldas geriátricas e anticoncepcionais.

Programa Farmácia Popular Como Utilizar

Mas e o principal: como utilizar Farmácia Popular? É fácil. Todos os cidadãos interessados devem ir até um estabelecimento credenciado com os seguintes documentos em mãos:

  • número do CPF (ou documento de identidade que tenha o número do CPF) e documento oficial com foto;
  • receita médica no prazo de validade (365 dias para anticoncepcionais e 180 para demais medicamentos ou fraldas); esse prazo serve para SUS ou particular.

A própria farmácia deverá verificar os dados, assim como os dados da receita e depois acessar o sistema de vendas para liberar os medicamentos. O Cupom Vinculado (que deverá ser emitido junto com o Cupom Fiscal) deverá ser assinado obrigatoriamente pelo usuário, assim como o seu endereço.

Para saber mais sobre o Farmácia Popular acesse o site: http://bit.ly/farmacia-popular-brasil

 

Leia Também