Milhares de famílias podem ser BLOQUEADAS no Auxílio Brasil; saiba mais

O Ministério da Cidadania vai iniciar um processo de análise de 3 milhões de famílias beneficiadas, com isso algumas pessoas podem ter o benefício suspenso ou bloqueado.

Um pente-fino está previsto para acontecer no principal programa de transferência de renda do Brasil, o que significa a possibilidade de milhares de famílias serem bloqueadas no recebimento do Auxílio Brasil. O procedimento foi anunciado pelo Ministério da Cidadania e deve começar a ser realizado a partir de janeiro.

Devem ser convocadas cerca de 3 milhões de famílias cadastradas que ingressaram no programa este ano. O foco principal das análises são os grupos familiares unilaterais, ou seja, aqueles formados por apenas uma pessoa. Com isto, o objetivo é identificar possíveis fraudes que podem ter acontecido na concessão do benefício.

O governo vê indícios de que esses beneficiários aproveitaram de falhas no sistema para conseguirem receber as parcelas mensais de forma indevida, burlando as regras do Auxílio Brasil. Dessa forma, milhares de famílias podem ser chamadas para prestarem esclarecimentos e até mesmo ter o benefício bloqueado.

Milhares de famílias podem ser BLOQUEADAS do Auxílio Brasil; saiba mais
O Ministério da Cidadania vai realizar uma análise das famílias que recebem o benefício. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como vai funcionar o processo de análise?

As fraudes teriam acontecido logo nos primeiros meses que o Auxílio Brasil foi instituído, na época bastava acessar o site ou aplicativo do CadÚnico e realizar o cadastro. No entanto, havia urgência em repassar os recursos para a população por conta da pandemia de Covid-19, logo os dados informados não passaram pela checagem dos funcionários do Cras.

Os beneficiários convocados pelo Ministério da Cidadania terão que comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para atualizar seus dados cadastrais, quem não comparecer corre o risco de perder o benefício. Por isso, é preciso ficar atento aos alertas e convocações no app ou no extrato do benefício.

Em janeiro de 2023 devem ser chamadas 1 milhão de famílias formadas por apenas um membro e inscritas em 2022. Em fevereiro mais 2 milhões de pessoas devem ser convocadas, dessa vez aquelas que ingressaram no Auxílio Brasil em 2021.

Caso o cadastro não tenha mudanças para serem feitas, os beneficiários poderão realizar a atualização diretamente pelo aplicativo do CadÚnico (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meucadunico&hl=pt_BR&gl=US).

Se qualquer informação tiver mudado e precisar ser atualizada, é preciso ir até o Cras com os documentos de todos os membros da família. Para exemplificar, os dados como o endereço, a renda familiar e o número de membros são alguns que eventualmente sofrem alterações e podem mudar a configuração do benefício.

Veja também: BLOQUEIO nos pagamentos de R$ 600,00 do Auxílio Brasil em dezembro? Entenda!

Quais as famílias que podem ser bloqueadas no Auxílio Brasil?

A estimativa atual é que das 21 milhões de famílias beneficiadas, cerca de 5 milhões são compostas por apenas um membro. Diante disto, estima-se que 2 milhões de beneficiários não atendam aos requisitos do programa, podendo ter o Auxílio Brasil cancelado e assim abrir espaço para quem realmente precisa do benefício.

Isso acontece porque o Auxílio Brasil paga o mesmo valor para todas as famílias, independentemente da quantidade de membros, o que estimulou a separação artificial dos grupos familiares para simular duas famílias diferentes e assim receber o valor dobrado.

Assim que houver a correção e atualização dos dados, haverá o cruzamento das informações com outros bancos de dados do governo. Caso seja identificada alguma informação falsa ou desatualizada, o Auxílio Brasil será suspenso para nova análise, o que pode resultar no bloqueio do benefício.

Veja também: Pente-fino do Auxílio Brasil 2023: saiba como ser aprovado