Falou AGORA: Lula anuncia PRIMEIRA obra do novo PAC que vai gerar MAIS DE MIL empregos

De acordo com o presidente, a previsão é de que obra seja inaugurada até dezembro de 2026. Confira todo o discurso de Lula

Nesta segunda-feira (3), o presidente Lula (PT) fez um importante anúncio aos brasileiros. O sindicalista se reuniu com alguns ministros e o governador para participar de uma cerimônia de inauguração em Ilhéus, na Bahia. De acordo com o presidente, uma ferrovia federal será construída na região. A expectativa é de que sejam gerados milhares de empregos. Durante seu discurso, o presidente fez um pedido inusitado. 

Vale salientar que a previsão para a obra ser inaugurada é no ano de 2027, quando termina o mandato do atual presidente. Dessa forma, Lula solicitou para que a empresa contratada se apresse e inaugure a estrada antes. Afinal de contas, ele deseja poder fazer a inauguração da obra. Continue lendo esta matéria para saber mais detalhes do discurso do presidente. 

Falou-AGORA
Lula anuncia mais de mil empregos – Foto: Ricardo Stuckert/PR
Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Lula faz cerimônia de inauguração e anuncia milhares de postos de trabalho 

Em uma cerimônia com o ministro da Casa Civil, Rui Costa; do Integração e Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes; dos Transportes, Renan Filho; dos Portos e Aeroportos, Márcio França; Minas e Energia, Alexandre Silveira; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; e o Chefe da Secretaria-Geral, Márcio Macedo e com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, Lula anunciou a primeira obra do PAC. 

O Plano Anual de Contratações deve gerar na primeira obra cerca de 1.200 empregos. A obra será uma ferrovia. Vale salientar que o presidente discursou sobre o primeiro trecho da  Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que terá cerca de 500 km. A cerimônia foi realizada pela empresa Bamin, responsável pela construção da ferrovia.

Presidente aproveita a cerimônia e manda indireta para Bolsonaro 

Em seu discurso, Lula solicitou que a Bamin entregue a ferrovia antes do prazo estipulado, em 2027. Para o presidente, o momento ideal seria até dezembro de 2026. Após esta data, o seu mandato acaba. Em uma parte do pronunciamento, o petista citou, de forma indireta, o seu principal rival na política, o ex-presidente Bolsonaro (PL).

De acordo com o sindicalista, a obra deve ser inaugurada antes que ‘alguma coisa ruim’ volte. Vale destacar que na última semana o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) declarou Bolsonaro como inelegível por oito anos. Ou seja, ele não poderá concorrer às eleições de 2026. Aliados do petista aprovaram o discurso de Lula, mas a oposição o criticou. 

Por fim, Lula solicitou que a Bamin faça hora extra e trabalhe nos finais de semana, como forma de garantir que a obra seja entregue até o final de 2026. 

Veja também: Declarou o Imposto de Renda 2023? Pode ter DINHEIRO DISPONÍVEL para você! Aprenda a consultar

Confira mais detalhes da obra

De acordo com Lula, a ferrovia terá 1527 km e três trechos. Ela irá ligar Ilhéus na Bahia, a Figueirópolis, Tocantins. A FIOL será responsável pelo circuito de minérios e grãos. Além dos empregos gerados no PAC, a obra vai reduzir em até 80% as emissões do efeito estufa na região. Ainda é necessário definir quais são as empresas que irão inaugurar os outros dois trechos, afirma o Ministério do Transporte.  

Veja também: Novo Minha Casa, Minha Vida: saiba TUDO sobre o financiamento e quem pode aderi-lo