Faculdade a Distância Gratuita 2019

Faculdade a Distância Gratuita 2019 – Você sabia que é possível fazer um Curso Superior sem pagar nada e de maneira totalmente Online? Confira!

Faculdade a Distância Gratuita 2019 – O sonho de ingressar no ensino superior agora está mais perto do que nunca de virar realidade. Isso porque a Educação a Distância (EaD) chegou no Brasil para ficar. Leia e veja como você pode fazer um curso superior de maneira gratuita e totalmente online!

O acesso ao ensino superior no Brasil cresceu bastante na primeira década do século XXI. Segundo o Censo da Educação Superior, em 2016 o país ofertou 34.366 cursos de graduação em mais de duas mil instituições de ensino espalhadas pelo país. O Censo também diz que a população universitária em nosso país é de 8,05 milhões, um número bem expressivo. Um dos fatores responsáveis pelo maior número de alunos nas universidades brasileira é a educação a distância (EaD), uma ferramenta capaz de democratizar o ensino e levar conhecimento e capacitação para todos os cantos do Brasil. Você sabia que é possível fazer uma Faculdade a Distância Gratuita em 2019? Continue lendo e veja como isso é possível graças à Educação a Distância!

faculdade a distância gratuita 2019
Imagem: Divulgação.

Faculdade a Distância Gratuita 2019 – Conheça a Universidade Aberta do Brasil!

faculdade a distância gratuita 2019 UAB
Imagem: Divulgação.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) surgiu em 2006 para auxiliar no desenvolvimento da modalidade EaD de ensino. Sua finalidade é expandir a oferta de cursos a distância para ampliar o acesso ao ensino superior no país. Inicialmente, o programa era mais voltado à formação de professores e trabalhadores da educação básica, mas com o tempo se expandiu. Atualmente, a UAB oferece cursos superiores gratuitos a distância para toda a população. Qualquer pessoa que concluiu o ensino médio (pelo modo tradicional ou através de exames supletivos como o Encceja) pode entrar no programa UAB e fazer uma faculdade a distância gratuita em 2019! Em 2018, já são 109 instituições públicas de ensino superior que ofertam 800 cursos em 771 polos de apoio ao aluno. O programa funciona em regime colaborativo entre estados e municípios e tem levado formação de nível superior de qualidade para quem mais precisa!

Veja também: Faculdade de Agronomia Gratuita 2019!

Faculdade a Distância Gratuita 2019 – Precisa fazer vestibular? Quais cursos são oferecidos?

faculdade a distância gratuita 2019 UAB veja como se inscrever
Imagem: Divulgação.

A Universidade Aberta do Brasil não tem um processo único de seleção de estudantes, ou seja, não há um vestibular propriamente dito. Cada instituição de ensino faz seu processo seletivo da maneira que julgar mais adequada. Se você tem interesse em ingressar em algum curso da UAB, o primeiro passo é escolher uma instituição de ensino. Várias universidades públicas, sejam elas estaduais ou municipais, estão envolvidas no projeto e oferecem cursos gratuitos para a população. Para escolher uma universidade de sua preferência, acesse o site da UAB (link ao fim do artigo) e veja os cursos oferecidos por cada instituição. É possível estudar a distância e gratuitamente em universidades renomadas como UFSCAR, UFPR, UFRGS e muitas outras!

Dúvidas frequentes em relação à UAB:

  • – Preciso ir até o campus da minha universidade?

Não. Você só vai precisar ir até o polo mais próximo da sua cidade para fazer a matrícula e, ocasionalmente, para encontros presenciais (caso existam).

  • – Quais cursos são oferecidos pela UAB?

A lista é bem grande e contempla bacharelados, licenciaturas, tecnólogos e especializações.

  • – Existe mesmo faculdade gratuita a distância?

Sim, existe. O nome dela é Universidade Aberta do Brasil, um programa do Governo Federal que disponibiliza cursos superiores gratuitos online em diversas instituições públicas de ensino.

Passo a passo para a inscrição na Universidade Aberta do Brasil:

  • – Acesse o site da UAB (link abaixo) e veja as faculdades participantes
  • – Escolha uma faculdade que possua um polo relativamente próximo de você, isso facilita o processo de matrícula, que pode ser presencial
  • – Após saber em qual universidade deseja ingressar, é necessário acompanhar o site oficial da instituição para ficar ligado nos Processos Seletivos
  • – Muitas universidades possuem páginas nas redes sociais, então pode ser uma boa ideia acompanhar a sua faculdade em redes como Facebook e Instagram para ficar sabendo primeiro das novidades

Confira as instituições participantes da UAB: http://bit.ly/2QqIZ1k

Leia mais informações sobre o programa: http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia

Veja também: Inscrições Abertas Para 20 Mil Cursos Gratuitos EaD!

 

Leia Também