Exame que garante o TÉRMINO dos estudos já tem calendário divulgado: faça sua inscrição

O exame do Encceja 2023 é muito procurado por milhares de cidadãos que desejam terminar os estudos; calendário desse ano está liberado.

Hoje em dia, muitas pessoas ainda podem não conseguir terminar os estudos dentro do tempo considerado correto. Isso pode acontecer por uma série de motivos, contudo, esses cidadãos podem ainda ter o desejo de tirar um diploma para concluírem os estudos.

Nesse sentido, não é necessário retornar à escola e continuar os estudos de onde pararam. Existe a possibilidade de que os cidadãos optem por fazer o exame que garante o término dos estudos, também conhecido como Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Agora, o calendário para a edição de 2023 já está disponível para a consulta.

Exame que garante o TÉRMINO dos estudos já tem calendário divulgado: faça sua inscrição
Saiba mais sobre o exame; consulte as datas / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Exame que garante término dos estudos

Antes de mais nada, é importante destacar que, ao conseguir o diploma do Encceja, o participante pode comprovar a sua conclusão naquele nível de ensino. O Encceja possui duas modalidades, sendo uma para quem deseja concluir o ensino médio e outra para quem deseja concluir o ensino fundamental.

O exame é tanto voluntário, isto é, os interessados podem se inscrever caso queiram passar pela prova, assim como é gratuito. Assim, para os interessados na prova do ensino fundamental, é preciso ter mais de 15 anos. Por outro lado, quem deseja passar pelo Encceja 2023 para a modalidade de ensino médio, deve ter idade superior a 18 anos.

Veja também: Prefeitura da região abre 1.000 vagas através de concurso público; níveis médio e superior, com salários iniciais de até R$ 20 mil

Sobre as provas

A prova para concluir o ensino fundamental é composta por quatro provas de múltipla escolha, contendo 30 questões em cada uma. Além disso, os participantes também devem fazer uma redação de 30 linhas. A redação segue o padrão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), sendo dissertativa-argumentativa.

A prova do ensino fundamental compõe as áreas de geografia e história, matemática, ciências naturais e artes, educação física, língua portuguesa, redação e língua estrangeira.

Por sua vez, a prova do ensino médio é composta pelas áreas de ciências humanas e tecnologias, matemática e tecnologias, ciências da natureza e tecnologias e linguagens, códigos e tecnologias.

Vale a pena ressaltar que, para conseguir obter o diploma, o participante deve tirar no mínimo 100 pontos em cada uma das provas. A escala que se leva em consideração vai de 60 pontos a 180 pontos. Na redação, mais especificamente falando, é necessário que o participante tire uma nota igual ou superior a 5 pontos.

Calendário Encceja 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi responsável por divulgar, no dia 02 de janeiro, segunda-feira, o calendário oficial contendo todas as datas para o Encceja 2023. Portanto, quem planeja fazer a prova este ano deve ficar de olho e conferir todas as etapas.

O período de inscrições começa em 22 de maio e se estende até o dia 02 de junho. A previsão é de que as provas ocorram no dia 27 de agosto, com a divulgação do gabarito prevista para acontecer no mesmo dia.

Por fim, os resultados finais e oficiais estão marcados para serem lançados no dia 22 de dezembro.

Veja também: Processos seletivos oferecem mais de 30 mil vagas e salários acima de R$ 33 mil; saiba como se inscrever