Exame para TERMINAR o Ensino Fundamental e Médio em 2020 é ADIADO: Confira a NOVA DATA do ENCCEJA 2020

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Exame para TERMINAR o Ensino Fundamental e Médio em 2020 é ADIADO – Saiba quando vai acontecer a principal prova do país para quem quer terminar os estudos!

É oficial: o exame para terminar o Ensino Fundamental e Médio em 2020 foi adiado. Quem confirmou a informação foi o próprio presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Junto com isso foi divulgada também uma nova data do Encceja 2020, prova que está sendo aguardada por milhões de brasileiros. Essa ainda é a forma mais rápida de terminar os estudos, por isso muitos estão aguardando a aplicação da prova. 

Confira a seguir e entenda exatamente quando vão ser os exames e porque houve o adiamento da prova. Fique ligado e repasse a notícia para amigos e familiares que estavam aguardando ansiosamente. 

Exame para TERMINAR o Ensino Fundamental e Médio em 2020 é ADIADO
Imagem: Divulgação

Prova Encceja 2020 foi adiada 

A prova do Encceja de 2020 foi adiada oficialmente. O exame que poderia acontecer em dezembro deste ano, vai acontecer apenas em 2021. A informação foi divulgada em um webinário feito pelo portal Educação E-docente com participação de Alexandre Lopes, presidente do Inep. 

De acordo com ele, o Encceja 2020 vai acontecer em abril de 2021. O principal motivo é justamente a pandemia do Covid-19. Como ainda não é possível ter um controle em nível nacional para fazer a prova, foi necessário mudar a data. 

O presidente do Inep confirmou que a prova vai acontecer em abril por conta do calendário do Ministério da Educação (MEC):

  • A gente vai aplicar o Encceja em abril de 2021 porque em janeiro e fevereiro já vai haver a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Encceja 2020 mudou de data

O Encceja 2020 mudou de data (a previsão inicial era para dezembro deste ano) justamente por uma impossibilidade de garantir a segurança sanitária dos candidatos. São milhões de pessoas fazendo o exame que acontece geralmente em salas de aula. 

Alexandre Lopes usou como exemplo a prova de 2019: “A gente aplicou a prova para mais de três milhões de pessoas (no ano passado) […] por uma questão de saúde, nós resolvemos adiar a aplicação da prova do Encceja”. 

O Inep, de acordo com o próprio presidente do órgão, também passou para o próximo ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 

Inscrições Encceja 2021

As novas datas para inscrições no Encceja 2021 ainda não foram divulgadas. Como o exame acontecerá em abril é pouco provável que o edital seja divulgado ainda em 2020, mas apenas no início do próximo ano. 

É provável que as inscrições para a prova do Encceja 2021 aconteçam já entre janeiro e março. Ainda não foram divulgados detalhes também sobre como vai ser a aplicação das provas, mas é provável que sejam disponibilizadas provas de Ensino Médio e Fundamental normalmente. 

Vale a pena esperar pela prova do ENCCEJA 2020? Devo fazer EJA ou Supletivo?

 

Leia Também