Exame para Terminar os Estudos Gratuitamente será aplicado em 622 cidades brasileiras: Veja a data e como participar

Atualizado Hoje!

Entenda como funciona a principal prova do país para quem quer terminar os estudos: conheça o Encceja e saiba como fazer a inscrição! 

Milhões de brasileiros hoje sonham em terminar o Ensino Médio e Fundamental. Por isso é importante sempre ficar atento para a oportunidade de fazer isso em um único dia. 

O Encceja é o exame para terminar os estudos de forma gratuita e acontece em mais de 600 municípios de todos os estados federativos. A prova anual vai acontecer em 2021 depois de um grande atraso por conta da pandemia. Entenda e saiba como participar!

Exame para Terminar os Estudos Gratuitamente será aplicado em 622 cidades brasileiras Veja a data e como participar
Exame para Terminar os Estudos Gratuitamente. / Imagem: Divulgação.

Como funciona a prova para terminar os estudos?

Antes de falar sobre a aplicação deste ano, é importante explicar exatamente como funciona a prova do Encceja. Organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a aplicação vai acontecer normalmente em 2021. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está na edição de 2020 ainda. A prova vai acontecer neste ano por conta da pandemia – que atrasou a prova do ano passado. 

O Encceja é anual e vai acontecer neste ano nas duas modalidades principais: 

  • Ensino Fundamental; 
  • Encceja Ensino Médio (a maioria dos alunos opta por essa segunda prova). 

Como participar do Encceja

O número de inscritos na prova para terminar os estudos caiu muito, mesmo sendo uma prova organizada pelo Inep com certificado do Ministério da Educação (MEC). De acordo com especialistas, porém, um dos principais motivos é a pandemia do Covid-19. 

Se você ainda não sabe como participar do Encceja é importante ficar atento para a próxima edição. Todo o processo de inscrições é feito diretamente pelo site oficial com apenas alguns pré-requisitos. Para a edição de 2021, o edital está encerrado. 

Mas e como participar do Encceja 2022? Seguindo o passo a passo:

  • Acesse o site do Encceja Inep (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/); 
  • Para fazer a prova você precisa acessar durante o período de inscrições (que será divulgado no fim do ano); 
  • Use os seus dados do Gov.BR para fazer a inscrição – caso ainda não tenha, faça o cadastro rapidamente; 
  • Escolha a opção de prova (Ensino Médio ou Fundamental) e as provas que deseja fazer. Caso já tenha eliminado algumas matérias NÃO é necessário repetir. 

Encceja 2021 – Data da prova e como participar

O Inep ainda não confirmou se vai divulgar o edital do Encceja 2021 neste ano ainda. Esse atraso é natural já que a prova de 2020 não aconteceu ainda – ficou marcada para o fim de agosto. 

Muitas pessoas estão ansiosas, já que a data da prova do Encceja 2021 ainda neste ano seria inédito: teríamos duas aplicações da prova em um prazo de um ano. 

Lembrando que a data da prova do Encceja 2020 é o dia 29 de agosto de 2021. Quem vai fazer essa edição são aqueles que fizeram as inscrições em janeiro de 2021. 

E como participar do Encceja 2021? É só aguardar a liberação das datas de inscrição para o exame deste edital. Especialistas indicam que a prova deve acontecer apenas em 2022. 

Locais de Prova Encceja 

Os interessados nos locais de prova do Encceja 2021 já podem conferir essa informação diretamente através do Cartão de Confirmação de Inscrição. 

O Inep divulgou detalhes sobre como são definidos os locais de prova e também confirmou onde cada estudante vai fazer o exame. As informações estão disponíveis diretamente na Página do Participante do Encceja

Saiba como acessar os Locais de Prova do Encceja!

Encceja 2022

O Ministério da Educação deve se posicionar sobre o Encceja 2022 logo após a aplicação da edição atual. 

É aguardado que, com a vacinação avançada, possam acontecer até duas provas do Encceja em 2022. Se o exame do edital 2021 não divulgar uma prova ainda para este ano, é provável que isso aconteça. 

É provável que não haja grande mudança na aplicação da prova do Encceja 2022 que deverá acontecer em todas as modalidades. 

Inscrições Encceja 2022

Por isso é importante ficar atento para as inscrições do Encceja 2022 que devem acontecer já no fim de 2021 – ou no início do ano que vem. 

O Inep deve divulgar informações já em setembro ou outubro, quando saem os resultados da prova do Encceja aplicada em 2021. 

Para saber mais sobre a prova, confira como acessar a Página do Participante do Encceja 2022: https://pronatec.pro.br/encceja-2021-inep/

 

Leia Também