Exame do ENSINO MÉDIO e FUNDAMENTAL tem CALENDÁRIO MODIFICADO! Veja as NOVAS DATAS do ENCCEJA 2021…

Alexandre Guglielmelli
Atualizado Hoje!

Notícia importante para quem quer concluir o ENSINO MÉDIO e FUNDAMENTAL: ENCCEJA 2021 tem CALENDÁRIO MODIFICADO; veja as NOVAS DATAS.

O ENCCEJA é a principal opção para quem deseja concluir o ensino fundamental ou médio em 2021. Após ser confirmada, a importante prova sofreu mais um adiamento e teve o calendário modificado.

Entenda abaixo tudo sobre as novas provas do ENCCEJA em 2021! Explicamos tudo sobre o novo calendário, a razão da mudança e as novas datas de aplicação da avaliação para o ano atual.

Exame do ENSINO MÉDIO e FUNDAMENTAL tem CALENDÁRIO MODIFICADO
Imagem: Divulgação

As provas do ENCCEJA em 2021

Uma das maiores dúvidas dos inscritos no ENCCEJA é a quantidade de provas por ano. Muitos querem saber se 2021 contará com duas edições do exame, ou se a versão de 2020 será realizada no ano atual, já que a avaliação do ano passado foi adiada devido à pandemia.

Primeiramente, é bom saber que 2021 não terá duas provas do ENCCEJA! A edição de 2020 foi adiada inicialmente para abril de 2021, e deve ser a única prova da modalidade a ser aplicada no ano atual.

Após ser marcada para 25 de abril de 2021, a prova do ENCCEJA foi adiada mais uma vez. Mas os estudantes podem ficar tranquilos: o exame vai acontecer com certeza ainda em 2021, sem possibilidade de ficar para 2022.

SIMULADO ENCCEJA 2020 / 2021: Preparação para o EXAME já COMEÇOU! Veja como ESTUDAR para as PROVAS de Ensino Médio e Fundamental

Se prepare para as Novas Datas do ENCCEJA

As provas de certificação do ENCCEJA são separadas de acordo com as matérias do ensino fundamental e médio. Os inscritos que já participaram das edições anteriores, podem escolher somente as avaliações em que não alcançaram as notas necessárias para a certificação.

Nas provas do ensino fundamental, os inscritos terão conhecimentos testados em ciências naturais; matemática; língua portuguesa; artes; educação física; língua estrangeira moderna; redação; história e geografia.

Já no ENCCEJA do ensino médio, estudantes farão provas de ciências na natureza; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.

Os participantes que pediram atendimento especializado ou tratamento pelo nome social já podem verificar se o Inep aceitou o pedido. O resultado da solicitação foi disponibilizado em 1 de fevereiro no Sistema Encceja.

As novas datas do ENCCEJA 2021

O adiamento do ENCCEJA 2021 foi confirmado na última quarta-feira (10) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas haviam sido marcadas inicialmente para o dia 25 de abril.

Segundo o Inep, a prova do ENCCEJA 2021 passou para o mês de junho. O dia específico da avaliação, que não acontece desde 2020, ainda não foi definido pelo instituto do governo.

O motivo para o adiamento das provas é a impossibilidade de se garantir a segurança sanitária de uma avaliação com milhares de inscritos, principalmente em meio à agravação da pandemia do coronavírus em todo o Brasil.

Danilo Dupas Ribeiro, o novo presidente do Inep, afirmou também que ainda não existe uma previsão de data para a realização do ENCCEJA, apenas que as provas devem ocorrer em junho. O Enade também não tem data de realização.

Fique de olho no site para receber em primeira mão novidades sobre a data do ENCCEJA.

 

Leia Também