Etapas do EJA

Etapas do EJA – Descubra como funciona todas as etapas da Educação para Jovens e Adultos e como garantir a Certificação do Ensino Fundamental e Médio!

Etapas do EJA – Confira todos os detalhes sobre a Educação para Jovens e Adultos! Saiba como funciona e o que são as etapas específicas!

Você ainda está em dúvida sobre como melhorar a sua vida pessoal e profissional? Quem sabe não chegou a hora de melhorar o seu currículo? Para isso, é importante começar terminando os estudos e a Educação para Jovens e Adultos (EJA) poderá lhe ajudar neste sentido.

Essa é uma modalidade reconhecida e que acontece em todos os estados federativos brasileiros. Mas alguns detalhes ainda deixam dúvidas para quem quer fazer parte desse formato como, por exemplo, o que são as Etapas do EJA.

A seguir vamos trazer todos os detalhes sobre o que é e como funcionam essas partes da prova. Saiba mais informações e fique atento para conseguir concluir os estudos e começar um novo momento profissional e pessoal da sua vida.

Etapas do EJA
Foto: Divulgação

O que são Etapas do EJA

O que são Etapas do EJA
Foto: Divulgação

Afinal, o que são Etapas do EJA? É importante destacar, primeiramente, que a Educação para Jovens e Adultos é um programa de ação do Governo Federal que ajuda milhões de pessoas que não tiveram acesso ou abandonaram a escola regular a garantir um ensino de qualidade.

Conhecida antigamente como supletivo, a modalidade EJA possui a intenção de democratizar e facilitar o acesso ao ensino no Brasil, sempre buscando facilitar a retomada de estudos e conclusão de ensinos fundamental e médio em menos tempo.

Mas como o público-alvo do EJA é formado por pessoas que precisam conciliar trabalhos e estudo, os cursos possuem carga horária menor no período noturno – comparadas ao ensino regular. Ainda assim, as matérias do EJA são equivalentes ao exigido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas os cursos são inseridos em fases ou etapas que facilitam a organização.

Descubra como garantir o Certificado EJA 2019!

Como funcionam as Etapas do EJA

Mas e como funcionam as Etapas do EJA? Os currículos, em geral, são montados pelas secretarias de estado ou município, variando a definição das etapas de acordo com a região. Mas é possível seguir duas etapas principalmente.

São elas:

  • Como funcionam as Etapas do EJA
    Foto: Divulgação

    Etapa I EJA – Ensino Fundamental: voltado para jovens a partir dos 15 anos de idade, compreendendo do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental; é necessário que os jovens façam pelo menos dois anos para concluir essa etapa;

  • Etapa II Eja – Ensino Médio: idade mínima de 18 anos, com uma duração média de 18 meses para terminar a educação básica; nesse momento o estudante é preparado para o ingresso na universidade e no mercado de trabalho.

Outra possibilidade de divisão das Etapas EJA é:

  • Etapa I: Abrange do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental no ensino regular
  • Etapa II: Corresponde do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental no ensino regular
  • Ensino Médio

Conheça também o Provão EJA!

 

Leia Também