Estudar para o Enem – Falta menos de um mês para a prova, ainda dá tempo?

Estudar para o Enem – Veja como estudar e assim conquistar sua vaga em uma universidade pública em 2020!

Está chegando a hora da principal prova do país! Você ainda não começou a se preparar? Confira dicas que poderão lhe ajudar a tirar boas notas! 

Será que ainda é possível estudar para o Enem mesmo faltando apenas um mês para as provas? Muitas pessoas acabam desistindo achando que não dá mais tempo, mas especialistas apontam para um caminho diferente. 

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio ainda é a forma mais rápida de alcançar uma vaga dentro de uma universidade federal ou de uma instituição de ensino superior pública. Alguns programas do Governo Federal também exigem boas notas nessa prova. 

Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem ainda não começou a se preparar. Confira e não desista agora! Saiba como alcançar bons resultados mesmo se estudar apenas um mês. 

Estudar para o Enem
Foto: Divulgação

Estudar para o Enem Sozinho 

Muitas pessoas não sabem estudar para o Enem sozinho e pensam que é necessário fazer algum cursinho ou aulas presenciais. Mas grande parte dos professores especialistas no exame dizem o contrário: você pode sim se preparar para a prova apenas usando os seus materiais em casa e usando o seu tempo livre. 

Mesmo quem quer estudar faltando um mês para o Enem pode conseguir obter bons resultados. O ideal, pela quantidade de conteúdos que devem ser vistos, é que você estude com calma em um processo organizado que ajude a ver o maior número possível de matérias. 

Mas isso não quer dizer que com uma adaptação na sua rotina, você não consiga obter uma boa revisão que poderá ajudar no momento de fazer o exame. Sabemos que nem sempre é fácil ter tempo livre, por isso vamos trazer dicas que podem fazer toda a diferença.

Dicas para o Enem 2019

Existem algumas dicas para o Enem 2019 que vão além dos conteúdos e que podem fazer toda a diferença para você. A primeira delas está ligada mais ao seu dia a dia do que à sua capacidade de aprender novos conteúdos. 

Ou seja, a primeira dica é: organize o seu tempo. Bote no papel, literalmente, como é a sua rotina. O que você faz do horário que acorda até o horário de dormir; depois de fazer isso, verifique quais são os espaços livres na sua agenda. Anote quanto tempo sobra no seu dia entre deslocamentos para o trabalho, horário de almoço ou um tempinho antes de dormir, por exemplo. 

Outra dica é usar os melhores materiais de estudo Enem. Ao contrário do que muitos pensam, é possível obter bons materiais gratuitamente e pelo próprio site do Ministério da Educação (MEC). 

Provas Anteriores Enem 

As provas anteriores do Enem podem ser uma ótima maneira de se preparar. Você pode usar sempre esses exames para saber exatamente como funcionam as provas e verificar se você terá tempo suficiente para fazer a prova. 

Mesmo com as mudanças do Enem nos próximos semestres, ainda é possível usar como base essas provas antigas já que grande parte das questões deverão ser do mesmo formato, mesmo que o MEC prometa uma prova mais “conteudista”. 

Para saber mais, confira o site: https://pronatec.pro.br/provas-anteriores-do-enem-saiba-como-estudar-para-o-exame-de-2020/

 

Leia Também