Estudantes podem SOLICITAR Auxílio para ter Internet e Computador para aulas a distância: Saiba como!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Estudantes podem SOLICITAR Auxílio para ter Internet e Computador – Entenda como vai funcionar esse benefício para quem vai ter aulas na modalidade EaD!

Com a pandemia todos estão precisando se adaptar à novas rotinas. Uma delas é o caso de quem tinha aula sempre de forma presencial e agora precisará estudar em casa. É pensando nessa dificuldade que estudantes podem solicitar o Auxílio Internet e Computador para aulas a distância

Essa é uma ação que deverá se popularizar entre várias instituições de ensino superior e também para crianças e jovens em escolas públicas. Por isso é importante ficar atento para saber como funciona esse tipo de oportunidade. 

Vamos trazer mais detalhes sobre como isso já está acontecendo para alguns estudantes. Entenda e saiba quem poderá contar com essa ajuda para estudar sem ter problemas técnicos com a rede. 

Estudantes podem SOLICITAR Auxílio para ter Internet e Computador para aulas a distância
Imagem: Marcos Vicentti/Secom

Auxílio para internet e computador 

Está confirmado: o Auxílio para internet e computador está aberto para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Todo o processo de seleção acontece de forma online, sem necessidade de exposição ao vírus. 

A intenção desses benefícios é garantir que os estudantes consigam fazer a retomada do semestre letivo que já começa nessa segunda-feira (31 de agosto) na UFSCar. A ideia é terminar esse período no dia 16 de janeiro, com todas as atividades a distância. 

Ou seja, a solicitação de auxílio para internet e computador para estudantes de graduação acontece justamente para ajudar quem ainda possui condições precárias de rede em casa. Muitos também não possuem ainda um notebook, smartphone ou qualquer dispositivo que possam acompanhar as aulas. 

Solicitar Auxílio Internet e Computador

Todos os estudantes que estão em cursos de graduação e em situação de vulnerabilidade na UFSCar poderão solicitar o auxílio internet e computador. Existem alguns pré-requisitos específicos que estão em edital. 

Quem pode solicitar o auxílio internet são:

  • Estudantes vinculados de curso de graduação presencial da UFSCar;
  • Pessoas com matrícula regular e com intenção de realizar as atividades no modo de ensino não-presencial emergencial (Enpe);
  • Alunos de renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Preencher uma autodeclaração afirmando não ter de computador exclusivo com condições para realização das atividades acadêmicas;
  • Fazer autodeclaração informando não possuir acesso à internet ou contar apenas com acesso muito restrito – com irregularidades ou descontinuidades. 

Inscrição Auxílio Internet Computador

A inscrição Auxílio Internet e Computador deverá ser feita através de endereço eletrônico até o dia 04 de setembro. Depois da inscrição será feita ainda uma avaliação socioeconômica dos inscritos – contando com as informações acima. 

O auxílio computador de R$ 1,5 mil deverá ser disponibilizado direto na conta do estudante para compra de um computador. A nota deverá ser apresentada posteriormente e o aluno não precisará devolver o aparelho no fim das aulas EaD. 

Por fim, o outro benefício são chips com acesso a pacote de dados de internet – também sem necessidade de devolução e disponibilizados gratuitamente. Se você não é aluno da Universidade Federal de São Carlos (para receber o Auxílio Internet e Computador UFSCar), procure informações no programa da sua faculdade para saber se ações parecidas vão surgir em breve. 

Para fazer a inscrição no auxílio, acesse: https://www.associal.com.br/ufscar

URGENTE! Novo CICLO do Auxílio de R$ 600,00: Pagamentos começam nessa SEMANA

 

Leia Também