Estes 5 impostos deixarão de ser COBRADOS em breve; entenda os motivos!

Os brasileiros que contribuem com algum imposto precisam estar atentos! Leia o texto presente abaixo, e descubra quais são os impostos brasileiros que não vão mais ser cobrados.

Quem anda acompanhando as notícias a respeito do governo federal brasileiro, provavelmente já deve ter consciência a respeito da Reforma Tributária que está sendo aplicada em nosso país. No último mês de julho, mais precisamente no dia 7, a Câmara dos Deputados brasileira optou por aprovar a Reforma Tributária de forma efetiva.

Para os indivíduos mais leigos a respeito deste tópico, esta reforma deve mudar completamente a forma como os impostos brasileiros são têm as suas cobranças feitas aqui no país. Esta verdadeira revolução pela qual estamos prestes a passar irá afetar diretamente as vidas de todos os cidadãos do Brasil. Por isso, continue a leitura para conferir mais detalhes e saiba quais impostos vão deixar de existir a partir da reforma.

Veja o que deve mudar! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda mais detalhadamente a nova Reforma Tributária

Deve ser popularmente conhecido, que Estados em todo o planeta possuem os seus próprios sistemas tributários. Isso porque, de forma geral a economia mundial depende justamente das cobranças de tributos. Afinal, quantias muito consideráveis são arrecadadas por meio destes impostos e a partir destas, se torna possível que as nações consigam realizar bons investimentos que podem beneficiar seus cidadãos.

A título de exemplo, vamos pensar no Imposto de Renda que também tem a sua cobrança feita aqui em terras brasileiras. Todos os anos a Receita Federal efetua a cobrança deste tributo e, por meio dele, o governo consegue acumular montantes para investir em nossa educação, saúde e segurança. No ano passado, em 2021, cerca de R$1 trilhão foi arrecadado por meio do Imposto de Renda.

Porém, como muitos brasileiros já devem saber bem, a carga tributária existente em nosso país tende a ser um tanto quanto fatigante. De acordo com especialistas econômicos, esta carga ao ser abusiva se torna um empecilho gigantesco para que o governo consiga evoluir o país de forma apropriada. Foi com isso em mente que foi proposta, e aprovada, a Reforma Tributária.

Veja também: Com a reforma tributária, os brasileiros terão CESTA BÁSICA GRATUITA? Entenda!

Saiba quais são os impostos vão deixar de existir agora

Como indicamos previamente, a Reforma Tributária irá representar uma grande revolução para o sistema financeiro do nosso país. Com a oficialização da mudança, haverá de fato uma certa simplificação nos impostos que existem aqui no Brasil.

Enquanto alguns tributos vão sofrer pequenas mudanças em sua cobrança, outros impostos vão deixar completamente de existir. Por isso, é de suma importância que cidadãos brasileiros que contribuem ativamente com qualquer imposto estejam a par das alterações mais significativas. Para que, dessa forma, não existe nenhum tipo de surpresa.

Sendo assim, confira abaixo uma breve lista de cinco impostos que vão ser oficialmente extintos com a aprovação da Reforma Tributária.

  • PIS: O PIS é um imposto que visa a integração social dos trabalhadores brasileiros que servem o setor privado do nosso país;
  • Cofins: De forma geral, este imposto se responsabiliza por recolher fundos para os diferentes setores da saúde brasileira;
  • IPI: Este imposto funciona de forma indireta e é cobrado sobre produtos industrializados;
  • ICMS: Este tributo tem influência sobre as movimentações de mercadorias em nosso país;
  • ISS: Por fim, este imposto era cobrado para trabalhadores autônomos que realizam prestação de serviços.

Veja também: SHEIN: imposto em cima de cada compra pode chegar a 60%? Entenda a POLÊMICA!