ESTES estados brasileiros terão risco de chuvas e ENCHENTES durante a semana; saiba mais
Algumas regiões devem registrar mais chuvas do que outras. É importante que os moradores dos locais de risco fiquem atentos e acionem a Defesa Civil quando preciso.
Este fim de novembro e o início de dezembro serão marcados por chuvas em quase todos os estados brasileiros. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de temporais para o Sul. O Inmet ainda informou que esta semana será marcada por acumulados de chuva bastante significativos, acima de 50 mm.
Já o instituto meteorológico Climatempo informou que além do risco de chuva intensa, há a possibilidade de fortes ventos de até 60 km/h nas regiões Sul e Sudeste. Há, ainda riscos de alagamento e deslizamentos de terra nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
É importante que os moradores das regiões com maior risco de desastres naturais fiquem atentos. Em caso de risco, estes moradores devem procurar a Defesa Civil do município onde vivem para emitir o alerta e, caso seja necessário, sair das casas onde moram e ir para outro local. Confira as previsões para cada região.

Sudeste
De acordo com o Inmet, o acumulado de chuva deve ultrapassar os 50 mm em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e uma parte de Minas Gerais. As temperaturas devem variar entre 18ºC e 28ºC.
No fim da semana, a máxima esperada para o Rio de Janeiro é de 31ºC, após um início chuvoso. Belo Horizonte e Vitória deverão registrar as menores temperaturas, podendo chegar a 16ºC no mínimo e 22ºC no máximo.
Veja também: Novo ALERTA do Instituto de Meteorologia: chuvas intensas e possíveis TEMPESTADES
Sul
No Sul deve registrar chuva nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há a possibilidade de registro de temporais e chuvas intensas, conforme consta na previsão do Climatempo.
As temperaturas nas capitais dos três estados, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, variam entre 19ºC e 33ºC.
Saiba mais: ALERTA: muita chuva em risco de TEMPORAL em todo o Brasil, confira
Nordeste
Chuvas intensas devem ser registradas na Bahia, Piauí e Maranhão. O acumulado de chuvas pode chegar a até 40 mm, principalmente nas capitais dos três estados e também em Maceipo, Alagoas.
Um menor índice de chuva deve ocorrer em Fortaleza, Natal e João Pessoa. Rio Grande do Norte e Ceará não devem registrar chuvas nos próximos dias. A maior temperatura esperada é de 37ºC, em Teresina.
Norte
A chuva atinge todas as capitais da região Norte, com acumulados variando entre 40 mm e 50 mm. A exceção é Rio Branco, capital do Acre, onde deve chover pouco.
A capital de Tocantins é a única que não registra temperaturas ultrapassando os 30ºC. A máxima nas outras localidades pode chegar a 36ºC.
Centro-Oeste
Toda a região deve registrar chuva neste fim de novembro e início de dezembro. O acumulado deve ficar um pouco acima de 30 mm. Há a possibilidade do volume ser maior que 50 mm no Distrito Federal, em parte do Goiás e maior parte tanto do Mato Grosso quanto do Mato Grosso do Sul.
As temperaturas ficam estáveis, mas chove todos os dias em Brasília e Goiânia. Os termômetros variam ao longo da semana entre 17ºC e 26ºC, na capital federal, e 18º e 30º, na capital goiana.