Estes BENEFICIÁRIOS não RECEBERÃO do INSS em DEZEMBRO; entenda o motivo

Milhões de beneficiários do órgão não poderão receber o salário oferecido no mês de dezembro. Além disso, o que poderão receber precisarão fazer um cálculo do pagamento.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável por destinar diversos pagamentos para milhões de brasileiros, incluindo as aposentadorias, auxílios e pensões.

De modo geral, atualmente, cerca de 36 milhões de brasileiros recebem algum valor proveniente de determinado benefício do INSS.

Acontece, portanto, que com a chegada do fim de mais um ano e o a última parcela dos benefícios, diversos indivíduos estão em dúvidas em relação ao recebimento em relação ao mês de dezembro.

Desse modo, vale entender quem poderá receber do INSS em dezembro, bem como qual valor ficará disponível para cada beneficiário.

Grupo INSS
Regras de pagamento / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Pagamentos de dezembro do INSS

Dezembro é um dos meses mais esperados do ano para milhões de pessoas. Isso porque, com a chegada do fim de mais um ano, é possível ter acesso ao pagamento do 13 º salário.

Para melhor entender, o 13º salário é um benefício voltado para trabalhadores brasileiros. O benefício funciona como uma “parcela extra”, considerando os 12 meses que compõem um ano.

Desse modo, o INSS também realiza esse pagamento para os beneficiários. Acontece, portanto, que esse pagamento se difere um pouco.

Mais especificamente, os trabalhadores costumam receber o benefício em duas parcelas, entre o perído de fevereiro a dezembro. De antemão, o INSS fornece os valores em uma parcela unitária, normalmente, no mês de dezembro.

Em contrapartida, neste ano de 2022 o pagamento mudou. Melhor dizendo, o INSS decidiu antecipar o pagamento do 13º salário para mais de 30 milhões de beneficiários? O motivo? A crise econômica proveniente dos anos de pico da pandemia, entre 2020 e 2021.

Em virtude desse adiantamento, esses mais de 30 milhões de beneficiários puderam contar com o pagamento do 13º salário ao decorrer do mês de maio. Porém, nem todos receberam nessa data.

Isto é, milhões de brasileiros ainda poderão contar com o pagamento do 13º salário, no entanto, os valores poderão variar de beneficiário para beneficiário.

Veja também: Novo CORTE no INSS; saiba como evitar sofrer a suspensão

Afinal, como será o pagamento?

Antecipadamente, como mencionado anteriormente, mais de 30 milhões de beneficiários do INSS puderam receber o 13º salário em maio deste ano de 2022. No entanto, ainda existem outros milhões que não receberam.

Para melhor entender, os beneficiários que ainda não receberam o 13º são aqueles que começaram a fazer parte da folha de pagamento do INSS a partir do mês em questão. Isto é, maio.

Esses beneficiários, portanto, poderão receber o valor do abono natalino durante o mês de novembro e dezembro. Contudo, o valor poderá variar. Essa variação levará em conta os meses de recebimento do beneficiário.

Além disso, é necessário considerar o desconto de 8% proveniente do INSS. Para que seja possível saber o valor exato, é possível acessar uma calculadora virtual do abono, através de uma pesquisa na internet.

Ademais, o pagamento do abono acontecerá da mesma forma que o benefício mensal. Isto é, o dinheiro ficará disponível na conta de depósito do beneficiário, cadastrada no sistema do INSS.

Desse modo, é possível consultar o portal oficial do órgão (meu.inss.gov.br) para sanar as demais dúvidas. Quem preferir, também é possível realizar uma chamada telefônica para o número 135.

Veja também: Novo lote de pagamentos do INSS é LIBERADO: saiba quem recebe!

Calendário de pagamentos

O calendário de pagamentos do INSS segue o dígito final do NB (Número de Benefício) de cada cidadão.

Logo, o calendário para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1212) seguirá as datas:

  • NB final 1 – 24/11;
  • 2 – 25/11;
  • 3 – 28/11;
  • 4 – 29/11;
  • 5 – 30/11;
  • 6 – 01/12;
  • 7 – 02/12;
  • 8 – 05/12;
  • 9 – 06/12;
  • 0 – 07/12.

Por fim, os beneficiários que recebem acima de um salário poderão receber em:

  • NB 1 e 6 – 01/12;
  • 2 e 7 – 02/12;
  • 3 e 8 – 05/12;
  • 4 e 9 – 06/12;
  • 5 e 0 – 07/12.