Estes 5 temas podem CAIR na redação do ENEM 2023: saiba do que se tratam!

Se você vai prestar o Enem neste ano, saiba quais temas podem cair na redação e estude desde já.

Um dos principais motivos de preocupação para aqueles que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) todos os anos é o tema da redação. Afinal, as outras matérias já são mais simples de se estudar quando se sabe o que vai cair, mas a redação é sempre um mistério, visto que o tema só é revelado no dia da prova.

Entretanto, anualmente há várias especulações sobre possíveis temas que podem cair e, com isso, há uma chance maior de estudar as atualidades. Se você está curioso para saber os desse ano, continue acompanhando o artigo.

Alguns temas podem acabar caindo na redação do enem neste ano. veja quais são eles e comece a estudar!
Alguns temas podem acabar caindo na redação do Enem neste ano. veja quais são eles e comece a estudar! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Temas que podem acabar caindo na redação do Enem 2023

Antes de mais nada, é importante entender que o Enem leva em consideração temas que estão em pauta na contemporaneidade da sociedade brasileira.

Ou seja, assuntos que estão em alta no momento e que precisam ser discutidos, pois apresentam algum tipo de problema social. Tendo isso em mente, veja abaixo algumas possibilidades.

Minorias ou grupos historicamente prejudicados

Primeiramente, uma das pautas que pode acabar caindo na redação do Enem de 2023 são as minorias e grupos que, com o passar do tempo, acabaram sendo prejudicados socialmente.

Nesse sentido, a temática pode ter relação com a comunidade LGBTQIAP+, povos indígenas, identidade étnica e religiosa, pessoas com deficiência, preconceito linguístico contra nordestinos, dentre outras.

Inteligência artificial e tecnologia

Em seguida, outra temática que acabou sendo bastante evidenciada, especialmente no começo do ano, fala sobre a inteligência artificial e seus impactos sociais.

Atualmente, o mundo todo está discutindo a interferência dessas novas tecnologias no dia a dia, especialmente na área da educação, o que pode ser significante para o tema da redação.

Veja também: O Enem acontece em MENOS de dois meses; veja como ESTUDAR de forma EFICAZ na reta final

Demandas da juventude

Ademais, outro ponto que pode ser resgatado durante a redação são as necessidades e interesses de jovens brasileiros. Alguns exemplos são cidadania, drogas, mercado de trabalho, dentre outros.

Logo, tudo o que gira em torno dos jovens como seres sociais pode acabar entrando em pauta, ainda mais que o Enem nunca chegou a liberar um tema semelhante.

Meio ambiente

Além disso, outra pauta que pode acabar se tornando tema da redação é o meio ambiente, assunto que está sendo muito debatido no mundo.

Hoje em dia, é inegável que todo globo está sendo afetado por questões climáticas que demandam discussões emergenciais, bem como a maior incidência de fenômenos naturais que têm afetado negativamente a população, como as chuvas fortes, por exemplo.

Exposição infantil na internet

Por fim, outro assunto que pode cair no Enem é a exposição de crianças na internet, um tema que pode não ser tão esperado por quem vai fazer a prova e que, por essa razão, pode ser pauta.

Inclusive, trata-se de um assunto que faz parte das discussões da modernidade, em que há muitos desafios a serem combatidos.

Veja também: 2 temas com GRANDES CHANCES de caírem na redação do Enem 2023