Estas SETE PROFISSÕES vão SUMIR DO MAPA em pouco tempo: informe-se

Já parou para pensar que, no futuro, algumas profissões deixarão de existir? Veja quais!

Conforme o tempo passa, é comum que a tecnologia vá evoluindo e, com isso, alguns sistemas tornam-se cada vez mais automatizados. Por essa razão, algumas profissões podem surgir, enquanto outras deixam de existir. É um processo natural, o que não significa que vai haver menos necessidade de trabalhadores, entretanto.

Nesse sentido, caso você esteja procurando uma carreira para seguir, confira abaixo algumas profissões para esquecer, visto que deixarão de existir em algum momento. Entenda as razões por trás de cada uma delas!

Com o passar do tempo, algumas profissões deixam de existir. Veja quais serão as próximas!
Com o passar do tempo, algumas profissões deixam de existir. Veja quais serão as próximas! / Foto: divulgação

Profissões que podem simplesmente sumir do mapa!

Confira abaixo.

Caixa de supermercado

Primeiramente, hoje em dia já não é mais difícil encontrar mercados que possuem sistemas de autoatendimento, já que, com o aumento da digitalização, já existem máquinas que cobram através do próprio cliente. Além disso, cada vez mais se torna comum utilizar dinheiro por meios digitais, o que faz com que os caixas acabem se tornando dispensáveis.

Carteiro

Ademais, já parece algo ultrapassado ter alguém que precisa percorrer a cidade toda para entregar correspondências. Apesar de serviços de entrega ainda serem necessários, a demanda para entrega de documentos, por exemplo, já não é tão grande devido à digitalização.

Agente de turismo

Quantas vezes, nos últimos anos, você ouviu alguém dizendo que precisa ir a uma agência de turismos marcas uma viagem? Atualmente, é mais comum contratar esses serviços pela internet, o que torna um profissional da área praticamente dispensável. Além disso, dependendo do que o cliente deseja, é possível fazer a viagem sozinho.

Veja também: A empresa pode NEGAR minha contratação se eu tiver NOME SUJO? Saiba a verdade!

Cozinheiro de fastfood

Em seguida, como as empresas estão focando em reduzir custos cada vez mais, apostando em terminais de autoatendimento e na modernização das cozinhas, ter um profissional que monta os pedidos pode ser algo que está com os dias contados.

Montador

Aliás, outra das profissões que será dispensada em um futuro próximo é a de montador. Hoje em dia, muitos deles já dividem seus trabalhos com maquinários, que têm uma capacidade maior de realizar o serviço com rapidez. Isso vai desde carros até brinquedos, cosméticos e outros produtos. Apesar disso, ainda será necessário alguém que conserte esses equipamentos, por exemplo.

Operador de telemarketing

No caso do telemarketing, você já deve ter reparado, ao ligar para uma empresa, que muitas delas utilizam chamadas gravadas para atender clientes. Além disso, há aquelas que trabalham através de atendimento via WhatsApp, com chatbots que resolvem problemas sozinhos. Por ser uma prática mais barata, os operadores de telemarketing podem estar prestes a deixar de existir.

Trabalhador da área têxtil

Por fim, a última das profissões que deve dar adeus é a dos trabalhadores da área têxtil, que são aqueles que trabalham na produção de tecidos. Assim como as outras atividades, esta está prestes a sumir devido à automatização, embora ainda seja necessário o crivo de um profissional na finalização dos produtos.

Veja também: Motivos que podem levar à demissão de um trabalhador; você já fez algum deles?